Percepção de melhora no país em relação ao ano anterior cai no NordesteCom mais de 4 mil vagas, concurso CAIXA 2024 abre inscriçõesFPM: municípios da Paraíba receberão, nesta quinta-feira (29), mais de R$ 106 milhõesSecretaria de Saúde vai realizar manutenção em aparelhos para retomar teste da orelhinha no ISEAProibição de usar banheiro de outro sexo nas escolas avança no SenadoEPIDEMIA: Paraíba registra terceira morte por dengue e chikungunhaLéa Toscano deixa PSDB“Manifestação em São Paulo foi a celebração da democracia e da liberdade”, senador Rogério MarinhoFederação Israelita registra aumento de 263% de denúncias de antissemitismo em escolas após ataques LulaMarço começa com mais uma edição do Tarifa Zero em Campina GrandeRede de Educação de Campina Grande inicia nesta quarta-feira aplicação do Sistema de Avaliação de AprendizagemCentro de Zoonoses amplia horário de atendimento para as consultas clínicas veterináriasPrefeitura de Campina Grande inaugura, nesta terça-feira, a nova Policlínica da Bela VistaNordeste: a ‘mina’ da energia solarLula III: Brasil registra 920 mil casos de dengue e 184 mortes, nos dois primeiros meses de 2024.Ato na Avenida Paulista, Bolsonaro reúne mais de um milhão de pessoas.Bolsonaro seria obrigado a comparecer em interrogatório? Veja o que dizem advogados criminalistasCasos de Covid-19 e mortes decorrentes da doença registram aumento no BrasilBNDES aprova R$ 88,5 milhões para expansão da internet de banda larga na PB e no RNPEC dá ao Congresso poder de sustar atos normativos do Judiciário

PROJETO TILÁPIA: Prefeitura de Campina Grande, em parceria com a FURNE, avança para terceira etapa no Memorial Aluízio Campos

PROJETO TILÁPIA: Prefeitura de Campina Grande, em parceria com a FURNE, avança para terceira etapa no Memorial Aluízio Campos

A Prefeitura de Campina Grande, em parceria com a Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne) e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através da coordenação de Projetos e Planejamento, avançou para a terceira etapa do Projeto Tilápia, voltado à Aquaponia (sistema de cultivo que une a piscicultura, com cultivo de peixes e a hidroponia, com cultivos de plantas sem o uso de solo).

Esta nova fase é marcada pela entrega dos peixes alevinos em caixas d’água, e a estrutura para a hidroponia, de forma que cada família contemplada com o curso de formação para o cultivo de peixes possa iniciar os trabalhos, visando a geração de renda e o desenvolvimento sustentável. A data para início dos trabalhos ainda não está definida pela Furne, mas a ideia é que em breve as famílias possam começar a desenvolver as atividades.

Conforme José Costa, de 43 anos, que participou do curso para aquaponia, na primeira fase do Projeto, com mais sete membros da família, esse momento é muito importante. “Agora é só alegria e comemorar que estamos mais perto de colocar em prática o que aprendemos em sala de aula. Não colocamos a mão na massa, por enquanto, mas como estamos vendo todos os equipamentos aqui e vendo a coisa acontecer nos motiva mais ainda”, finalizou o homem.

Para a secretária da Semas, Pâmela Vital, esse é um projeto que conheceu de perto quando assumiu a Semas e torce para que seja logo colocado em prática. “Isso nada mais é do que possibilitar a população que ela pesque seus peixes e que ajude as suas famílias, seja em renda ou conhecimento. É muito positivo ver a ansiedade dessas pessoas para começarem a atuar com o Projeto. É muito gratificante. Isso é a assistência social de fato e não um assistencialismo, o que gratifica ainda mais o nosso trabalho,” concluiu a secretária.

O presidente da Furne, Carlos Farias, reafirmou o compromisso conjunto em qualificar cada vez mais a iniciativa. “A gente prezou pelo investimento necessário para o bom funcionamento do Projeto, mas não queremos que fique só nisso, o foco continua sendo o empreendedorismo e a inovação. Nós queremos ser modelo e referência junto às instituições públicas e privadas, para sermos útil para a sociedade,” afirmou o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.