UPAs de Campina Grande reduzem em até 70% o tempo de espera dos pacientes por atendimento

UPAs de Campina Grande reduzem em até 70% o tempo de espera dos pacientes por atendimento

Os pacientes que são atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento de Campina Grande (UPAs) estão percebendo uma significativa melhora no tempo de espera para o atendimento. Em dois meses de implantação do projeto LEAN, em conjunto com ações do programa Saúde de Verdade, da Prefeitura de Campina Grande, a espera para o atendimento, após a entrada nos serviços, caiu cerca de 70%.

O projeto do Ministério da Saúde é baseado em uma metodologia que propõe a otimização dos processos, economia de gastos e melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes. No total, 50 instituições de atendimento emergencial foram escolhidas em todo o país e, entre elas, estão a UPA Dr. Raimundo Maia (Alto Branco) e a UPA Dr. Adhemar Dantas (Dinamérica). O resultado de Campina Grande é um dos melhores do país.

Mesmo com tão pouco tempo, as mudanças já possibilitaram diversas melhorias aos pacientes, que não se restringem somente ao tempo de espera para o atendimento. A iniciativa também quase zerou a taxa de evasão, visto que os pacientes não vão mais embora do serviço, uma vez que são atendidos mais rapidamente.

Na UPA que fica localizada no bairro Alto Branco, o tempo de espera para atendimento médico, que já chegou a três horas e meia, reduziu para meia hora e o tempo de permanência na instituição até a alta reduziu de cinco horas para uma hora e meia. “É um projeto que veio para agilizar o andamento do serviço, no propósito de melhorar a qualidade do atendimento”, disse o médico e diretor clínico da UPA Dr. Maia, Luciano Túlio.

Esse é um dos objetivos do LEAN: além de reduzir o tempo de espera, baixar também o período de internação e complicações. Por isso, na UPA do Alto Branco, uma das boas práticas realizadas foi a implementação do Fast Track (Fluxo Rápido) da ortopedia, com medidas simples, como a busca do próprio médico aos pacientes, de forma que não haja absenteísmo (faltas). No Fast Track a redução da permanência do paciente, do atendimento até a alta foi ainda maior, passando de 7 horas para 48 minutos.

“Na UPA Dr. Maia, uma das principais mudanças foi na estrutura física da Ala Verde, houve mudanças no posto de enfermagem, sobrando mais espaço para que o paciente tenha mais conforto, a informatização, mudanças de ambientação e refrigeração, como também a vinda do médico ao serviço para que o paciente não precise enfrentar outra fila e retornar ao médico no consultório para receber alta, liberando ele o mais breve possível”, explicou Luciano.

As melhorias também ocorreram na UPA que fica localizada no bairro do Dinamérica, que só este ano já realizou mais de 77 mil atendimentos. O número já é maior que todo o total do ano anterior, quando em 12 meses foram registrados 71 mil procedimentos. Além disso, o tempo de permanência na unidade caiu de quase 7 horas para 1 hora e 27 minutos.

O projeto também é desenvolvido em parceria com técnicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), que vieram avaliar a implementação do Projeto LEAN nas UPAs da cidade. “Viemos conhecer um pouco dessas UPAs e estamos vendo muitas melhorias. A equipe recebeu esse projeto e nós vemos hoje um nível de atendimento muito melhor, um acompanhamento muito melhor e uma diminuição do tempo de espera. Os funcionários estão trabalhando numa logística muito melhor e os pacientes ficam menos tempo e saem com o diagnóstico definido ou então uma transferência’, disse a representante técnica e enfermeira do Ministério da Saúde, Nicole Braz.

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