Serviço de saúde presta atendimento integral às pessoas vivendo em situação de rua Codecom PMCG

Serviço de saúde presta atendimento integral às pessoas vivendo em situação de rua Codecom PMCG

O Consultório na Rua, programa vinculado ao Serviço Único de Saúde (SUS), realizou nos primeiros seis meses de 2023 o total de 930 atendimentos a pessoas vivendo em situação de rua em Campina Grande. O serviço presta assistência diretamente a uma média de 350 pessoas por mês.

O Consultório na Rua tem uma equipe multidisciplinar, que realiza busca ativa semanalmente e ações diárias de vacinação, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais, aferição de condição geral da saúde e sinais vitais, testes de glicemia, consultas de enfermagem, pré-natal, administração de métodos contraceptivos, curativos, escuta psicológica, orientações sociais, emissão do cartão do SUS, encaminhamentos para UBS, Caps, UPAs, hospitais e demais dispositivos da Redes de Atenção à Saúde.

“Nós vamos até onde a pessoa em situação de rua está. As buscas ativas são realizadas de forma diurna e noturna. Também fazemos campanhas de distribuição de insumos, agasalhos, alimentação e trabalhamos na perspectiva da viabilização da garantia de direitos à saúde e até a documentações e encaminhamento para programas sociais”, disse a coordenadora do Consultório na Rua, Luciene Gomes. A Vigilância em Saúde também promove acompanhamento dessa população para controle de infecções, em espaços como feiras e bares.

Projeto Integrador – Além do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Campina Grande vem realizando diversas outras ações para dar uma resposta ao desafio social das pessoas em vulnerabilidade que vivem em situação de rua. O Projeto Integrador, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, tem unido diversos entes na mobilização conjunta de ações.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), SINE Municipal, a Guarda Civil Municipal e diversos órgãos e instituições da sociedade civil estão engajadas na estratégia de redução do atual cenário de pessoas vivendo em situação de rua.

A Prefeitura de Campina Grande também oferece casas de acolhimento para o abrigo temporário dessa população, bem como encaminhamento para inclusão em programas de benefícios sociais. “A perspectiva de sofrimento de muitas dessas pessoas é diferente da nossa. Então é um trabalho complexo que estamos desenvolvendo para diminuir este quadro”, explicou Luciene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.