Prefeitura realiza primeira reunião com conselheiros e suplentes eleitos para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campina Grande

Prefeitura realiza primeira reunião com conselheiros e suplentes eleitos para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), promoveu a primeira reunião com os conselheiros e suplentes eleitos para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campina Grande para o período de 2023 a 2025.

A reunião aconteceu no auditório da Secult e foi presidida pela secretária de Cultura e presidente do Conselho, Giseli Sampaio, que parabenizou e deu as boas-vindas aos conselheiros e suplentes eleitos, além de destacar a importância do grupo para o fortalecimento das políticas culturais na Rainha da Borborema.

“O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campina Grande é muito importante para construirmos e fortalecermos, de forma democrática e plural, as políticas culturais da nossa cidade, abrangendo todas as áreas”, pontuou Giseli.

Dando prosseguimento à reunião, os conselheiros e suplentes se apresentaram e falaram um pouco de suas trajetórias dentro das áreas que representam no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campina Grande. Além disso, foram apresentadas algumas pautas aos novos representantes, incluindo a 4ª Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá de 26 a 28 de outubro.

Representando o artesanato, a conselheira eleita Josenilda Marques avaliou o encontro como positivo, tanto para conhecer os demais eleitos para o Conselho, como para compartilhar as experiências culturais e discutir a cultura na cidade.

“Muito bom esse primeiro contato e bem esclarecedor. Estou aqui para aprender e saindo bem feliz, porque sei o quanto se tem para discutir e o quanto vamos descobrir dentro dessa riqueza que é a cultura. Temos aqui grandes poetas, grandes músicos, o pessoal do teatro, além das outras áreas, e nós do artesanato estamos aqui também, para fazer essa continuidade legal, que acredito que renderá bons frutos”, destacou Josenilda.

Titular da primeira cadeira destinada à cultura digital, David Araújo afirmou que o Conselho vai oportunizar e reunir os fazedores do nicho, para que Campina Grande continue fazendo jus ao título de cidade criativa que recebeu da UNESCO.

“É com muito prazer, empolgação e animação que estou aqui, junto com os novos conselheiros, esse grupo tão bonito, tão multidisciplinar, abrangendo todas as áreas culturais e com vários artistas. Estou ciente que Campina Grande está em boas mãos e que a sociedade civil está bem representada. Temos muito trabalho a ser feito e a reunião foi só uma pincelada do que está por vir. Já temos um trabalho a ser desenvolvido como a Conferência Municipal de Cultura, que vai ser uma grande oportunidade para propor novas políticas públicas com relação à cultura da nossa cidade”, reforçou David.

Finalidade do Conselho

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campina Grande é um órgão colegiado, vinculado à Secretaria de Cultura (Secult), com atribuições normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, cuja finalidade é promover a gestão democrática da política cultural no Município.

Na prática, isso significa que os membros, representados pela sociedade civil e pelo poder público, podem exercer a fiscalização e controle sobre as ações públicas, principalmente sobre os planos e orçamentos ligados à gestão da Cultura dentro do Município. E, para além disso, somente com o pleno funcionamento do órgão e realização da Conferência de Cultura será possível a execução de verbas federais no âmbito municipal.

4ª Conferência Municipal de Cultura

De 26 a 28 do próximo mês de outubro, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), vai realizar a 4ª Conferência Municipal de Cultura. O evento tem o objetivo de promover o debate e garantir os direitos sobre as políticas culturais e suas transversalidades na cidade Rainha da Borborema.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a abertura da 4ª Conferência Municipal de Cultura acontecerá no Teatro Municipal Severino Cabral e as demais programações no Teatro Rosil Cavalcanti. A Conferência vai atualizar as demandas existentes no âmbito cultural do Município, além de ouvir e debater novas sugestões, apresentadas por parte da sociedade civil e do poder público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.