O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima anunciou a construção do novo centro cirúrgico do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). Serão investidos mais de R$ 1 milhão na obra.
De acordo com Bruno Cunha Lima, o novo centro vai dispor de seis salas de cirurgia e novos 20 leitos no centro obstétrico. “Este é um ano de grandes conquistas para a maternidade do ISEA e nós vamos continuar buscando mais avanços para este equipamento importante”, disse o prefeito.
O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida é referência para mais de 170 municípios paraibanos. A maternidade é a que mais realiza partos no estado, com mais de 7 mil nascimentos por ano.
Ampliação da UTI Neonatal
Outra melhoria que está em processo de licitação para a maternidade é a ampliação da UTI Neonatal, que atualmente tem dez leitos e deve dobrar a sua capacidade de atendimento.
A Prefeitura de Campina Grande já iniciou os trâmites para a abertura de 10 novos leitos, já que a demanda de recém-nascidos que inspiram cuidados intensivos tem aumentado significativamente.
Ala Unidos
Na ala UNIDOS foram investidos cerca de R$ 300 mil em recursos próprios para a abertura dos seis leitos de enfermaria, dois leitos de UTI, salas de parto e de observação. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é transformar esta ala no serviço de planejamento familiar da maternidade, depois que a pandemia for superada.
Com o atendimento a pacientes com covid-19 em prédio anexo ao ISEA nesta nova ala, o Centro de Parto Normal, que antes internava pacientes com o novo coronavírus, será reativado para realizar partos naturais. Já a ala interna, que também era usada para a internação dessas pacientes, vai voltar a atender as outras gestantes e puérperas.