Jovem violista do sertão da Paraíba é grande promessa da música erudita, diz idealizador do FEMUSC

Jovem violista do sertão da Paraíba é grande promessa da música erudita, diz idealizador do FEMUSC

O violista Pedro Silva, de 17 anos, da cidade de Catolé do Rocha, com cerca de 30 mil habitantes no sertão da Paraíba, é uma das grandes promessas da sua geração. É o segundo ano que ele participa do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC).

“Ele é um dos maiores talentos da sua geração em seu instrumento, talvez até a nível mundial”, afirmou o maestro, diretor artístico e idealizador do FEMUSC Alex Klein.

Pedro viajou para participar do festival em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, após uma vaquinha organizada por professores arrecadar dinheiro para sua passagem de avião e despesas.

“Como ele, o Brasil tem milhões de jovens com habilidades excepcionais que carecem de oportunidades”, disse Klein.

O violista foi muito aplaudido após fazer uma apresentação solo duraante uma apresnetação do FEMUSC na última semana.

O jovem começou a estudar viola aos 10 anos em um programa social da Paraíba de inclusão através da música e das artes. Desde agosto do ano passado, Pedro recebe, gratuitamente, aulas de viola pela Internet com o renomado professor americano Richard Young . “É incrível ter aulas com um professor do nível dele, é indescritível”, declarou o músico.

O violista diz que a música lhe abriu portas e que seu sonho é poder estudar no exterior.

Sobre o Femusc

O Femusc terá a apresentação de 110 concertos e são todas gratuitas. Além disso, todos os grandes concertos também serão transmitidos no canal do YouTube do festival diariamente, a partir das 20h30. A transmissão ao vivo amplia o alcance do festival, permitindo que espectadores de todo o mundo apreciem a diversidade musical apresentada durante o evento. De acordo com os organizadores do FEMUSC, mais de 30 mil pessoas devem acompanhar o festival até 20 de janeiro.

Patrocínio e apoio
Através da Lei Rouanet, o maior festival-escola da América Latina tem o Banco Itaú como patrocinador pela primeira vez, além da WEG, Duas Rodas e Zanotti, que apoiam o evento desde a primeira edição. O FEMUSC também renovou, pelo terceiro ano, o apoio do Komprão Koch Atacadista e da Diamante Energia.

Patrocinadores e apoiadores têm papel crucial na sustentabilidade de eventos como o FEMUSC, uma vez que contribuem para a promoção e preservação da herança cultural do país”, afirmou o diretor-executivo do festival, Fenísio Pires Júnior.

O festival também tem outros apoiadores como o Centro Cultural Scar, Comunidade Apóstolo Pedro, Paróquia São Sebastião, Instituto Federal – IFSC, Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC), Instituto Martinelli, Ambiental, BMP, OCP, Monitor e Rádio Super Nova 101.9.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.