As escolas da Rede Municipal participaram de mais uma edição do Prêmio de Educação 2023 Aluno Nota 10. O evento, que segue com programação até esta quarta-feira, acontece no Clube Campestre e reconhece os melhores estudantes da Rede Municipal. O Prêmio Aluno Nota 10 é uma iniciativa do Instituto Alpargatas (IA), instituição parceira da Prefeitura de Campina Grande. Esta edição do Prêmio Aluno Nota 10 foi comemorativa também pelos 20 anos do IA.
Aqui em Campina Grande, o IA está presente em 100% das escolas de Ensino Fundamental. Nesta edição, o instituto premia 1.060 alunos através de avaliações que levam em conta frequência escolar, participação nos projetos, disciplina e aprendizagem.
O diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, ressaltou a importância de Campina Grande ser a cidade piloto dos principais projetos da entidade.
“É uma edição histórica do Prêmio Aluno Nota 10. Tudo começou basicamente por Campina Grande. Dos 20 anos de existência, 18 estão aqui. E o Município tem esse marco e essencialidade da competência. A gente faz o piloto aqui, testa e leva os projetos para outras cidades. Hoje (no prêmio) as crianças estão sendo destaque também por inclusão, por diversidade e nesse ano também temos a inserção dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que têm suas histórias transformadas e recontadas pela Educação”, afirmou.
O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, destacou a parceria com o IA e antecipou novos investimentos para a Rede. “Em nome da gestão do prefeito Bruno e da nossa cidade, nosso agradecimento ao Instituto Alpargatas. O legado que vocês têm construído é a coisa mais importante que vocês desenvolvem. E dentro desse processo de valorização, de integrar educação com esporte e cidadania, vamos começar nos próximos dias a construção do primeiro cinema da América Latina, feito exclusivamente para a Rede Pública. Isso é acesso à cidadania”, ressaltou.
A secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira, destacou a importância do IA para a construção de uma Educação de qualidade em Campina Grande. “O Instituto Alpargatas realmente faz a diferença na vida dos nossos estudantes. A Educação de Campina passou a ser vista com outros olhos, depois dessa parceria com a prefeitura de Campina Grande e a Secretaria de Educação. E eu digo que cada criança impactada é uma família transformada”, disse.
Um dos alunos reconhecidos pelo prêmio foi o estudante Evandir Imperiano, da Escola Padre Emídio Viana. “É um sentimento de alegria e emoção, porque eu não tive como estudar quando era criança, porque ajudava os meus pais. Depois de 54 anos eu entrei no projeto esperança e agora estou no EJA e, graças a Deus, já sei ler e escrever. Posso dizer que sou uma criança muito feliz na minha vida”, contou.