O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, prestigiou a entrega da primeira fase do maior Centro de Distribuição da Alpargatas. A ação faz parte da estratégia de crescimento e geração de valor, anunciada pela empresa, na cidade. O plano total de investimentos da Alpargatas é de R$ 600 milhões, sendo que uma parte desses recursos, cerca de R$ 28 milhões, foi utilizada para a construção do novo Centro de Distribuição que começa a fase de testes de operação com os ensaios operacionais e sistêmicos e, depois, inicia a escalada do armazenamento da produção até abril de 2023, quando será atingida a sua capacidade total.
Construído em uma área de 50 mil metros quadrados, o projeto já registrou pedido de certificação Leed Gold de sustentabilidade, que deve ser entregue em janeiro próximo. O novo espaço industrial em Campina Grande conta com usina fotovoltaica, que torna o Centro de Distribuição autossuficiente em energia limpa, redução de CO2, iluminação natural prismática, equipamentos operacionais com baixo ruído e emissão (elétricos), além de captação de água da chuva.
Em sua mensagem de saudação, o prefeito Bruno Cunha Lima destacou que a Alpargatas é um dos principais polos geradores de empregos e de riqueza, em Campina Grande. Por isso, não escondeu seu entusiasmo pela expansão do empreendimento e, como consequência, o próprio desenvolvimento econômico da cidade.
“Felizes estamos por ver esta tão importante empresa acreditando e investindo na cidade. Daí manifesto, em nome da população, a alegria de poder cooperar com o sucesso deste processo. Por isso, reafirmo ainda o propósito de sempre atuar no sentido de incentivar e oferecer o nosso contributo para que a empresa continue a ser referencial de sustentabilidade, compromisso social, força de trabalho e visão global”, destacou Bruno, que estava acompanhado da secretária de Desenvolvimento Econômico, Laryssa Almeida; e do superintendente da STTP, Carlos Dunga Junior.
Por sua vez, Beto Funari, CEO da Alpargatas, agradeceu ao prefeito e sua equipe pelo apoio. “Acreditamos que esta parceria que temos em Campina Grande é um modelo para o Brasil e para o mundo. Este esforço mostra, realmente, o poder de se trabalhar junto, em prol de um mesmo objetivo para que toda a comunidade prospere e tenhamos, assim, a construção de um país cada vez melhor”, afirmou Funari.
Consolidação de unidades
O Centro de Distribuição da Alpargatas vai consolidar a produção de três fábricas da empresa, localizadas no Nordeste (Campina Grande – PB, Santa Rita – PB e Carpina – PE), visando à otimização no atendimento das necessidades dos canais de distribuição. A capacidade de armazenamento conjunta sobe de 33 milhões para 39 milhões de pares, com a possibilidade de expedição de 1,3 milhão de pares/dia. Aproximadamente, 1,4 mil profissionais serão alocados dos outros Centros de Distribuição, para esse. Com o novo Centro de Distribuição em total funcionamento, a Alpargatas também agilizará em 50% o tempo de entrega dos produtos nos mercados internacionais.