Os impactos da fé durante o tratamento de doençasCampina Grande: Desembargador Romero Marcelo receberá Medalha de Honra ao Mérito Municipal nesta terça-feiraCom onda de calor, CRMV-PB alerta para cuidados com petsDedução de despesas no Imposto de Renda pode incentivar modelo de trabalho remotoUrgente: Após tragédia e shopping continuar funcionando, vereador vai pedir interdição do PartagePrefeitura firma parceria com a CDL Campina Grande para realização do Natal Premiado 2023PROJETO TILÁPIA: Prefeitura de Campina Grande, em parceria com a FURNE, avança para terceira etapa no Memorial Aluízio CamposPrefeitura de Campina Grande entrega chaves para os comerciantes do Centro Comercial de São José da MataParaíba: R$ 69 milhões estão disponíveis pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à CulturaLula veta integralmente desoneração da folha, pondo em risco nove milhões de empregos.Fórum de Gestão Pública debate inovação e transparência e premia oito prefeituras que se destacaram no índice de governançaCrise: PP quer distância do PT nas eleições de 2024, presidente do PT “faz biquinho” e diz que não fará falta.Campina Grande vai sediar maior evento de Gestão Pública da ParaíbaPresidente da Amde e secretária de Desenvolvimento Econômico visitam Alpargatas e asseguram fortalecer colaboração entre indústria e PrefeituraCuidados paliativos: Qual o papel do cuidador no final da vida?Climatização em berçários e salas do AEE tem proporcionado mais conforto para crianças da Rede Municipal de Campina GrandeSenado aprova PEC que limita decisões individuais de ministros do STFPrefeitura antecipa pagamentos do 13° salário e da folha de dezembroSenador critica Alexandre de Moraes por morte de preso do 8 de janeiro na PapudaCAMPINA BEM CUIDADA: Semas reúne mais de 10 serviços à disposição da comunidade

TRAUMATISMO CRANIANO: o que fazer e quais são os sinais de alarme?

TRAUMATISMO CRANIANO: o que fazer e quais são os sinais de alarme?

Bater a cabeça é mais frequente do que as pessoas imaginam. O traumatismo craniano é a principal causa de morte em pessoas até 45 anos. Casos leves podem não gerar problemas, mas em casos moderados e graves podem gerar sequelas duradouras ou até mesmo a morte.

O que pode acontecer quando se tem um trauma na cabeça?

Além da própria lesão direta no cérebro, o trauma também pode levar ao sangramento, formação de coágulos e inchaço, e na pior das hipóteses pode ocorrer o aumento da pressão dentro da cabeça, uma vez que o crânio não expande para acompanhar o inchaço.

Sinais de alerta

Sintomas podem surgir imediatamente ou dias após o trauma, variando conforme a região e gravidade afetada. Fique alerta para:

Perda de consciência;

Sonolência;

Confusão mental;

Amnésia/perda de memória;

Mudanças comportamentais;

Náuseas e vômitos;

Dor de cabeça progressiva, é normal e esperado sentir dor no local após a batida, mas se essa dor piorar, pode ser um sinal que algo está errado;

Fraqueza, paralisia ou perda da sensibilidade nos braços ou pernas;

Convulsão, muitas vezes isso indica a presença de um sangramento ou coágulo.

O que fazer quando bater a cabeça?

Se estiver na dúvida quanto a gravidade, procure um médico por mais banal que o acidente possa parecer. Grande parte dos casos de traumatismo craniano são causados por quedas e em crianças e idosos esse número é ainda maior. Não são raros os casos em que os acidentes leves resultam em mortes em sequelas graves. É papel do médico analisar a gravidade do problema, já o nosso é procurar assistência médica o mais rápido possível.

Quando suspeitar que o trauma foi muito intenso ou apresentar os sinais de alerta, procure imediatamente um pronto socorro ou ligue 192. Será feita uma avaliação clínica e exames complementares, principalmente uma tomografia de crânio. Já nos casos mais leves, o tratamento pode se limitar a medicamentos e observação.

Por que devemos procurar um médico?

Existe algo chamado de intervalo lúcido que é muito comum em casos de traumatismo craniano, nessa situação o paciente se recupera temporariamente mas após esse período o paciente começa a piorar e podendo levar a algo grave, por isso o maior perigo ao bater a cabeça é entrar no intervalo lúcido.

Quando dizem que não se pode deixar a pessoa dormir depois de bater a cabeça em parte é verdade, justamente por conta do intervalo lúcido. Portanto, independentemente da gravidade, busque assistência médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.