A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), está convocando, pela segunda vez, os artistas visuais para inscrições no programa Habite-se Cultural. A plataforma digital foi aberta em setembro deste ano, após reunião com a classe artística. Na prática, o programa disponibiliza contatos e portfólios dos artistas para consulta das empreiteiras. Os cadastros podem ser feitos pelo endereço https://cultura.campinagrande.pb.gov.br/.
O Habite-se é um programa de finalização das obras da construção civil de toda a cidade. As edificações com mais de 2.500 metros quadrados têm por obrigação implantar uma obra de arte visual dentro da construção. É aí que entra o Habite-se Cultural, que é autorizado pela Secretaria de Cultura.
“Nós criamos esse intermediário digital entre os artistas e as empreiteiras ou engenheiros que precisam das obras. Com a inscrição na plataforma, o processo é democratizado. O artista deixa seu portfólio disponível para as consultas e posteriormente escolha as obras de arte”, informou a secretária de Cultura de Campina Grande, Giseli Sampaio.
O responsável pelo programa na Secult, Danilo Figueiredo, se dispôs a ajudar aos interessados, presencialmente na Secult, ou pelas redes sociais da Secretaria. “A Secult precisa cadastrar mais artistas para poder realizar outra reunião, desta vez com engenheiros e responsáveis pelas construtoras, para apresentar os artistas inscritos”, concluiu.