Secretário-executivo visita obras do Centro Integrado de Controle e Comando de Campina Grande

Secretário-executivo visita obras do Centro Integrado de Controle e Comando de Campina Grande

O secretário-executivo de Desenvolvimento e Articulação Municipal do Governo do Estado da Paraíba, Galego do Leite, visitou na manhã desta segunda-feira, 22, as obras do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC) de Campina Grande, que fica localizado no bairro do São José.

Galego foi recebido pelos engenheiros da obra, os senhores Djário Alves e Hugo Campos, que explicaram que a previsão de entrega do equipamento é para o mês de novembro deste ano, com investimento estimado em mais de R$ 5 milhões. O secretário-executivo pôde verificar o estágio da obra e detalhes de como será a estrutura.

“Estes centros, instalados em Campina Grande, João Pessoa e Patos, serão de grande importância para o esforço de melhoria da segurança pública na Paraíba, um dos desafios de todas as cidades e de todos os estados do Brasil e que o governador João Azevedo resolveu abraçar com a coragem e o investimento que são necessários”, pontuou Galego do Leite.

O que são

Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) são estruturas que irão abrigar o Sistema de Videoonitoramento, composto por 1.300 câmeras que serão instaladas em 550 pontos estratégicos do Estado. As unidades irão integrar as forças de Segurança da Paraíba e outros órgãos do Estado e municípios em um mesmo ambiente visando à otimização do atendimento prestado pelo Centro Integrado de Operações (Ciop), diminuindo o tempo de resposta à população e auxiliando o planejamento e execução de trabalhos de prevenção e repressão qualificadas à violência, que envolvam os órgãos operativos.

Os ambientes serão dotados de estrutura física, aparato tecnológico e pessoal técnico treinado que, por meio de ações interinstitucionais e de integração operacional, irão promover celeridade no processo decisório, respondendo a demandas de urgência e emergência, bem como gerenciamento de crises diante de incidentes que exijam a atuação complexa do Sistema de Defesa Social.

Os órgãos que serão convidados ou farão parte do CICC são: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, DER, Aesa/Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Secretaria de Educação, Receita Estadual, Companhia de Águas e Esgoto (Cagepa), Secretaria de Administração Penitenciária, além de Autarquias de Trânsito e de Transporte Público, Companhia de Energia, Samu e Guardas Municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.