Secretário de Saúde de Campina Grande conhece experiências de São Paulo para implantar serviços no Município

Secretário de Saúde de Campina Grande conhece experiências de São Paulo para implantar serviços no Município

Ao lado do ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, o gestor campinense conheceu a experiência da telemedicina e iniciativas de expansão de UBS e melhoria dos fluxos das UPAs

O secretário de Saúde de Campina Grande, médico Gilney Porto, visitou na semana passada a cidade de São Paulo, a convite da prefeitura paulistana, para ter contato com as experiências do município na gestão em saúde pública. O objetivo da visita técnica foi conhecer o projeto Consultório Digital, um serviço de teleatendimento médico. Também foram conhecidas as experiências de expansão das Unidades Básicas de Saúde e estabelecimento de fluxos de atendimento diferenciados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Foi uma visita muito proveitosa em que nós conhecemos os fluxos dentro das UPAs e também o fluxo dentro da UBS, que até me surpreendeu por um posto de saúde ter nove equipes, que é uma visão maior agora que São Paulo implementou, que será a próxima diretriz do Ministério da Saúde. Ficou um aprendizado muito importante, uma troca de experiências e serviços que poderemos implantar em breve”, explicou Gilney.

De acordo com o secretário, o ponto principal da visita técnica foi conhecer o projeto de telemedicina Consultório Digital. “Já foi implantado em São Paulo e vem sendo utilizado tanto na UPA quanto em postos de saúde. Vamos discutir os detalhes com a nossa equipe técnica, levar o projeto ao prefeito Bruno para, em breve, conseguirmos implantar projetos-pilotos tanto na UPA do Alto Branco quanto UPA Dinamérica, o que vai facilitar e agilizar o atendimento principalmente dos pacientes com perfil verde e azul”, explicou Gilney.

Participação de ex-ministro – O gestor campinense foi recebido pelo secretário de Saúde da cidade de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco. Na visita técnica estiveram presentes também o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta; o secretário de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge; e o secretário de Saúde de Juiz de Fora (MG), Ivan Chebli.

“Nós discutimos as problemáticas porque muitos dos problemas de uma metrópole como São Paulo, na saúde, são os mesmos de Campina Grande também como questões de estrutura física da Atenção Básica, de melhorar o acesso das pessoas para as consultas com especialistas e exames e também a demora dos atendimentos classificados como verde e azul”, disse.

Projeto LEAN – A Secretaria de Saúde de Campina Grande já aderiu ao projeto LEAN, do Ministério da Saúde, que visa ao atendimento Fast Track (Fluxo rápido) nas UPAs. A iniciativa diminuiu em até 70% o tempo de espera dos pacientes nas UPAs de Campina Grande. O município foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos que conseguiram os melhores resultados no país com o projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.