A Secretaria de Saúde de Campina Grande adquiriu, na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, dois aparelhos utilizados para realizar o teste da orelhinha. O exame, disponibilizado pelo SUS, é importante para os recém-nascidos porque identifica precocemente problemas auditivos nos bebês, permitindo iniciar cedo o tratamento.
Os aparelhos de emissões otoacústicas evocadas são utilizados no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). São equipamentos de alta tecnologia, considerados os melhores do mercado. Apesar disso, a empresa fabricante dos aparelhos não realizou a calibração das máquinas, procedimento necessário para o uso correto.
Para a calibragem foi necessário realizar um novo contrato e o serviço é feito exclusivamente pela fabricante. O contrato está em vias de finalização e o prazo para regularização e retomada dos exames é de 30 dias.
O teste da orelhinha é feito com a emissão de estímulos sonoros na criança. A Lei Federal 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do exame. A aplicação é entre o terceiro e quinto dia de vida..