A Secretaria de Saúde de Campina Grande realizou na última segunda-feira, 18, mais uma distribuição de próteses para pessoas com deficiência. Foram entregues 36 próteses suropodálicas e 2 coletes cervicais. Desde o ano passado, a pasta tem entregue regularmente próteses e cadeiras de roda e extinguiu a fila de espera pelos produtos.
Apenas as pessoas que deram entrada em novos processos ou as pessoas que precisam de produtos feitos sob medida aguardam a entrega, o que vai acontecer ainda neste semestre. Em menos de um ano já foram distribuídas mais de cem cadeiras de roda, entre cadeiras de deslocamento e de banho, além de 40 andadores e centenas de próteses, órteses, muletas, bengalas e botas ortopédicas.
Nos serviços de saúde públicos municipais também foram implantadas novas cadeiras de roda para qualificar o atendimento às pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção nos hospitais e nas unidades.
Para dar entrada em novos processos, é necessário procurar o setor de serviço social da pasta portando laudo médico de médico especialista do SUS, cartão SUS, comprovante de residência e documentos pessoais. O investimento total é de quase meio milhão de reais em todos estes materiais e novas cadeiras de roda motorizadas serão adquiridas até o final do ano.
“O nosso objetivo é levar mais qualidade de vida e bem-estar às pessoas com deficiência ou com condição de saúde que restrinja os movimentas e a locomoção e, para isso, estamos fazendo todos os esforços para adquirir os insumos”, disse o secretário de saúde, Dr. Gilney Porto.