O secretário municipal de Saúde se reuniu com representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde para debater ampliação.
O aumento da cobertura e da qualidade da Atenção Primária à Saúde em Campina Grande foi o tema da reunião que aconteceu nesta sexta-feira, 20, no Município. Em um debate que envolveu a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde, os representantes buscaram alinhar ações para aumento da cobertura de Equipes de Estratégia de Saúde da Família, de Equipes de Saúde Bucal, entre outras melhorias.
Com o aumento exponencial da cidade, sobretudo populacional e de infraestrutura, a demanda por atendimento tem crescido vertiginosamente. Com as recentes ampliações do programa municipal Saúde de Verdade, o Município subiu para 119 Equipes de Estratégia de Saúde da Família, divididas em mais de 90 prédios, e 7 Equipes de Atenção Primária, que fazem atuação nas chamadas áreas descobertas, onde não há postos de saúde de referência para a população.
De 2021 para cá, já foram reformadas, abertas ou construídas 42 Unidades Básicas de Saúde, inclusive com implantação de unidades em áreas descobertas como Sandra Cavalcante, São José, Portal Sudoeste, entre outros. Agora, o objetivo é aumentar o número de equipes para ampliar o horário de atendimento e garantir que cada equipe fique responsável por um número menor de habitantes, para dar mais qualidade à assistência.
Participaram da reunião a Superintendente do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Lira; a técnica da Secretaria de Atenção Primária à Saúde na Paraíba, Renata Martins Domingos e o secretário municipal de Saúde, Dunga Júnior. O projeto também é acompanhado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde da PB (Cosems-PB).