Seagri propõe consórcio intermunicipal para ampliar inspeção de produtos de origem animal na região de Campina Grande

Seagri propõe consórcio intermunicipal para ampliar inspeção de produtos de origem animal na região de Campina Grande

A Secretaria de Agricultura de Campina Grande (Seagri) e representantes de Pastas congêneres de quatro Municípios do Compartimento da Borborema discutiram, na manhã desta quarta-feira, 17, durante reunião no auditório da Vila do Artesão, localizada no bairro do São José, sobre a possibilidade de criação de um consórcio intermunicipal para que todos os produtos de origem animal produzidos nesta região sejam legalizados e liberados para a comercialização pelo Serviço de Inspeção de Campina Grande.

Após a abertura do evento, feita pelo secretário Renato Gadelha, da Agricultura, na condição de anfitrião, o debate foi precedido de importante palestra a respeito do assunto, ministrada pelo médico veterinário Gláucio Maracajá, dos quadros da Seagri e membro do Selo de Inspeção Municipal (SIM) de Campina Grande.

Em sua fala, Gláucio Maracajá explicou que os consórcios intermunicipais já estão sendo criados de forma bem sucedida em alguns Estados das regiões Centro-Sul do País e que, uma vez sendo implantado na Paraíba, vai fazer com que a qualidade dos produtos, principalmente de origem animal, melhore drasticamente, dando total segurança alimentar aos consumidores dos municípios que venham a fazer parte dessa integração.

Durante as discussões sobre o tema, o secretário Renato Gadelha enfatizou que a proposta de criação do consórcio intermunicipal já começou a ganhar força e preconizou a ampla adesão por parte dos municípios vizinhos a Campina Grande. “Com esta iniciativa, vamos garantir produtos de qualidade reconhecidamente boa às populações de Campina Grande e dos municípios vizinhos, razão pela qual dos participantes da reunião de hoje concordarem com a criação do consórcio”, disse o titular da Seagri.

Além de Renato Gadelha, participaram da reunião inaugural sobre o assunto os secretários de Agricultura Nelson Anacleto (Lagoa Seca), Jailson do Nascimento (Ingá), Anderson Gomes (Massaranduba) e Matheus Nunes (Serra Redonda). O diretor-proprietário do Abatedouro Vera Cruz, de Campina Grande, Sebastião Júnior, também esteve presente ao evento.

Segundo o secretário Renato Gadelha, outras reuniões serão realizadas, para ampliar o debate em torno do tema, de modo a atrair um maior número possível de municípios desta região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.