O segundo mutirão do programa Saúde de Verdade levou diversos serviços ao distrito de Galante nesta sexta-feira, 5. No total, 408 pessoas passaram por consultas e exames e os atendimentos seguem neste sábado, 6, com consultas de cardiologia e pediatria. No grande mutirão do ginásio O Meninão, a programação segue até o dia 12 de maio, só para procedimentos já agendados previamente.
Com o sucesso dos mutirões descentralizados nos distritos de Galante e de São José da Mata, este último realizado na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde planeja realizar mutirões distritais a partir de julho nos Distritos Sanitários. “Vamos realizar os mutirões distritais descentralizados para facilitar o acesso do cidadão. Nós percebemos que quando a ação é mais perto da residência da população, a adesão é maior”, disse o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.
O grande mutirão, que está na sua segunda edição, já atendeu mais de 20 mil pessoas e realizou mais de 70 mil procedimentos, com 13 especialidades médicas e oferta de dezenas de exames de sangue, laboratoriais e de média e alta complexidade. Nesta última semana, os atendimentos serão voltados exclusivamente para pessoas com agendamento. “As marcações voltam a ser realizadas na Atenção Primária à Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde”, disse o secretário.
A descentralização de serviços é uma política que já vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste mês, a pasta iniciou a realização de pequenas cirurgias na Policlínica de São José da Mata e na Unidade Mista de Galante. Estas duas unidades também passaram a contar com consultas de especialistas, realização de exames de ultrassom e coleta de sangue para exames laboratoriais nos próprios distritos. Em Galante, a Secretaria de Saúde também reformou a Unidade Mista e equipou o laboratório.