Mais de 130 botos foram encontrados mortos no Lago Tafé, no Amazonas. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), é cedo para apontar as causas do evento, mas os especialistas que integram o grupo consideram que a morte dos animais possa estar relacionada ao período de estiagem e ao aumento da temperatura do lago, que chegou a ultrapassar 39°C.
O instituto, em nota publicada nas redes sociais, afirma que tem se dedicado a ações como o monitoramento dos animais vivos e a busca e recolhimento de carcaças.
Confira trechos da nota:
“Desde o dia 23 de setembro, tem ocorrido um evento incomum de mortandade de golfinhos de rio amazônicos. Na região do Lago Tefé, já foram registrados mais de 100 animais mortos.
Até que a situação seja melhor compreendida, recomendamos para a população da região ter muito cuidado com o contato com a água do Lago Tafé, evitando o uso recreativo no mesmo.
O IDSM vem realizando esforços para entender as causas do evento, bem como buscar salvar os animais que ainda se encontram no lago.”