Ao representar o prefeito Bruno Cunha Lima nas discussões sobre o Projeto de Lei nº 300/23, de autoria do governo do Estado e que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o secretário Renato Gadelha, da Agricultura de Campina Grande, apelou aos deputados estaduais paraibanos por emendas orçamentárias que possam ser revertidas na construção de cisternas e na aquisição de dessalinizadores para atender à zona rural deste município.
O tema LDO foi objeto de um amplo debate envolvendo representantes do poder público e da sociedade civil organizada durante audiência pública promovida nessa quinta-feira, 11, no plenário da Câmara de Vereadores, pela Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba, presidida pelo deputado Jutay Meneses.
Na ocasião, o secretário Renato Gadelha lembrou que a zona urbana de Campina Grande é beneficiada pela transposição das águas do Rio São Francisco, mas lamentou o fato de a zona rural ainda continuar sofrendo com a carência de abastecimento para o consumo humano. Segundo ele, em que pesem os esforços, a Cagepa não consegue atender na sua plenitude as demandas oriundas dos distritos e das comunidades mais afastadas do perímetro urbanos de Campina Grande.
“O povo da zona rural de Campina Grande clama aos deputados estaduais para que apresentem emendas ao orçamento de 2024 que venham a atender às suas necessidades, vez que atualmente há uma defasagem de 300 cisternas, que poderiam minimizar a crise hídrica que afeta centenas de moradores”, argumentou o representante da Prefeitura, na audiência.
Para Renato Gadelha, que vive o dia a dia da zona rural deste Município, a aquisição de novos dessalinizadores também seria de vital importância para garantir água de boa qualidade às famílias de agricultores e muito benéfica ao processo de irrigação desenvolvido pelo homem do campo. A Prefeitura já instalou vários desses equipamentos na zona rural de Campina Grande, mas segundo o titular da Secretaria de Agricultura (Seagri), a meta é a de conseguir novos desses instrumentos para atender às demandas ainda reprimidas.
A Assembleia Legislativa seguirá realizando audiências em outros municípios para ampliar as discussões sobre a LDO, segundo garantiu o deputado Jutay Meneses.