Nos dias 26 e 27 de novembro, a Recicla Latas, entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas no Brasil, promoverá a última capacitação em gestão integrada de resíduos sólidos de 2024, direcionada aos gestores públicos do país inteiro, mas aberta a todos interessados em aprofundar conhecimentos sobre o tema.
A iniciativa tem como foco principal ampliar o conhecimento de gestores públicos sobre economia circular, logística reversa e planos de gestão de resíduos sólidos, contribuindo diretamente para a criação de políticas mais eficazes e sustentáveis. Para Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas, essas capacitações são um passo essencial para fortalecer a atuação do setor público na agenda de sustentabilidade.
“Quando capacitamos gestores públicos, estamos investindo na transformação das cidades, tornando-as mais resilientes aos desafios ambientais. Nosso objetivo é garantir que esses profissionais tenham acesso a conteúdos práticos e relevantes, capazes de inspirar ações concretas e eficientes na gestão ambiental local”, afirma Paquet.
A programação será dividida por painéis temáticos que abordarão temas como o papel dos estados no acompanhamento dos sistemas de logística reversa, a remuneração e valorização do serviço de coleta seletiva realizada pelos catadores, a economia circular como estratégia de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e políticas públicas para reciclagem inclusiva.
Entre os palestrantes, estão Alice Libania, superintendente de resíduos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Minas Gerais (SEMAD/MG); Gilberto Chagas, catador de materiais recicláveis da Acamares Sarzedo da Rede Cataunidos e membro na Comissão Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Associação Nacional dos Catadores (Ancat) e Unicatadores; André Castilho, advogado especialista em Direito Ambiental (IDPV) e sócio do Cipriano e Castilho Advogados; e Renata Vilarinho, diretora de parcerias estratégicas da Polen.
A capacitação em gestão integrada dos resíduos sólidos tem o apoio institucional da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Associação Nacional dos Catadores (Ancat) e da cleantech Polen – Solução e Valoração de Resíduos.
Atuando com as capacitações desde 2021, a entidade responsável pelo aprimoramento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebida já certificou mais de 1,8 mil gestores em 902 municípios. Somente este ano, 955 gestores, em 474 municípios, de 26 estados brasileiros foram capacitados.
Os interessados em participar devem se inscrever nesse link: https://events.teams.microsoft.com/event/5a34ee5b-5667-4a65-9452-6b9f9b27914b@1f3cdf5b-e8ca-4260-8f7b-02b468ed3e91