Após mais de dois anos suspenso devido a pandemia da covid-19, o projeto ‘Caminhar e Correr’ retornou às suas atividades no município de Soledade. A iniciativa, da Prefeitura Municipal, promove atividades aeróbicas, caminhada, corrida e aulas de zumba para a população. O programa é um convite para que a população abandone o sedentarismo e pratique um exercício regularmente.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontavam, em 2018, que 47% dos brasileiros não praticavam qualquer atividade física. O número aumentou consideravelmente após a pandemia da covid-19: um levantamento feito pela Fiocruz em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Campinas (Unicamp) durante o auge da doença apontou que 60% das pessoas no Brasil não exercitam o corpo.
A pandemia também piorou o estilo de vida e a saúde mental da população mundial em todo o mundo, conforme um resumo científico divulgado pela OMS, que mostrou um aumento de 25% na ansiedade e depressão – o que também é amenizado com uma vida ativa.
“É com a atividade física que melhoramos a ansiedade, disposição para as atividades cotidianas e redução do estresse. Com a diminuição do peso, há ainda a melhora dos marcadores bioquímicos, trazendo benefícios aos diabéticos, hipertensos; para quem possui colesterolemia, síndrome metabólica e outras doenças”, ressalta a secretária de Saúde, Larissa Moura Ramos.
Atualmente, o projeto em Soledade conta com cerca de 100 participantes e acontece todas as terças e quintas-feiras, a partir das 17h30. Dois professores, Walmir Agra e Owairan Barros, educadores físicos que dão suporte aos integrantes do grupo nas atividades aeróbicas, caminhadas e corridas, assim como na aula de zumba.