Projeto do PT propõe taxar os principais produtos de exportação do Brasil

Projeto do PT propõe taxar os principais produtos de exportação do Brasil

Foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de lei que prevê a cobrança de imposto sobre exportação de grãos e carnes do Brasil no caso de escassez no mercado interno. A proposta de número 1586/2022 é assinada por representantes da bancada do Partido dos Trabalhadores e altera um decreto que trata da adoção de impostos de exportação no país.

Medida semelhante foi adotada pela Argentina, e o resultado foi à        falência do agro argentino.

Atualmente, cabe ao Poder Executivo definir quais itens serão passíveis de taxação, sem especificar o produto. A nova proposta mantém a atribuição ao Executivo, mas estabelece soja, milho e arroz como itens que podem ser taxados quando os estoques públicos estiverem com volumes abaixo de 10% das previsões do consumo nacional desses produtos. Além disso, o projeto inclui as carnes bovina, suína e de frango em situações de ameaças à regularidade do abastecimento interno.

As exportações do agronegócio atingiram em março US$ 14,53 bilhões, valor recorde para o mês e 29,4% superior a março de 2021. Segundo o Ministério da Agricultura o aumento foi motivado pela elevação de 27,6% nos preços dos produtos exportados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.