Na manhã desta terça-feira (26), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande, Eliézio Bezerra, esteve reunido com o gerente de fiscalização do Procon Municipal, Ranieri Morais, na sede do órgão de defesa do consumidor. O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas de lojistas sobre as normas que regem a Black Friday.
Durante a reunião, foi abordada a sinalização das campanhas de Black Friday nas vitrines, uma preocupação entre lojistas que temiam autuações por usar palavras estrangeiras. Os agentes do Procon esclareceram que não há restrições quanto à exibição de placas ou materiais promocionais relacionados à Black Friday e que não é obrigatório traduzir a expressão “Black Friday” para o português.
Entretanto, foi ressaltado que as lojas participantes da ação varejista devem sinalizar os produtos que fazem parte da campanha com etiquetas específicas. Essa recomendação foi uma das principais orientações da equipe do Procon.
Eliézio Bezerra destacou a importância da parceria com o Procon, enfatizando que o órgão atua na proteção dos direitos do consumidor, mas que a abordagem deve ser mais voltada para a orientação do que para a fiscalização rigorosa. Ele afirmou que as lojas devem continuar a operar dentro das normas e que a CDL está comprometida em garantir um ambiente de compras seguro e transparente.
O Procon estará presente nas ruas até o dia 29 de novembro, monitorando as atividades comerciais, mas, segundo Bezerra, não há expectativa de problemas durante esta Black Friday. “Que possamos aproveitar esse momento até o dia 29, fazendo o que nós já estamos fazendo corretamente que assim, não teremos nenhum tipo de problema. O Procon não vai deixar de estar nas ruas, mas aí nós ficamos tranquilos. Então vamos cuidar de vender e vender bem nessa campanha! ”, disse.