Prefeitura emprega tecnologia para alavancar a economia na zona rural de Campina Grande

Pesquisadores, extensionistas e estudantes ligados à agropecuária e áreas afins e, sobretudo, produtores rurais e agricultores em geral que participam da Arena Agro da Inovação e do Conhecimento, promovida em Campina Grande pelo Sebrae da Paraíba, estão tendo a oportunidade de conhecer os recursos tecnológicos empregados pela Secretaria da Agricultura (Seagri) para alavancar a produção do setor rural, de modo a melhorar a renda e a qualidade de vida do homem do campo deste município.

De acordo com explicações dadas pelos engenheiros e técnicos aos visitantes do “stand” usado por órgãos da Prefeitura de Campina Grande na Arena Medow, na avenida Senador Argemiro de Figueiredo, onde acontece o evento do Sebrae, aquela Pasta municipal é pioneira em tecnologia aplicada ao campo.

Um dos exemplos citados por eles e pelo próprio secretário de Agricultura, Renato Gadelha, é o Programa Municipal de Inseminação Artificial (Proinsa), que atende aos rebanhos dos pequenos produtores rurais com o fornecimento e aplicação de sêmen de alta qualidade, proporcionando um aumento substancial de nascimento de animais e melhorando a genética dos plantéis bovinos deste município.

Ainda como parte deste processo, Gadelha disse que médicos veterinários da Seagri realizam exames de ultrassonografia para confirmar a prenhez do animal, podendo a operação ser repetida em caso de algum deles apresentar resultado negativo. “Esta ação de Prefeitura é providencial, vez que a grande maioria dos nossos produtores rurais não dispõe de recursos para a aquisição de touros de alta linhagem reprodutora”, avaliou o secretário da Agricultura.

A Seagri também recorreu à tecnologia para incrementar as atividades agrícolas, propriamente dita, ao utilizar drones para ajudar na identificação de eventuais ataques de pragas às lavouras, como no auxílio aos agricultores na escolha de áreas adequadas ao plantio. Renato Gadelha lembrou que o quadro climático neste ano foi desfavorável às atividades rurais, mas que as ações da Secretaria continuam, dentro de uma perspectiva de que a própria natureza reverta esta situação ao longo de 2022. A Pasta ainda dispõe de uma estação meteorológica para orientar os agricultores sobre as precipitações de chuvas na região.

Os avanços e conquistas na área de recursos hídricos também estão sendo mostrados pela Seagri aos participantes do evento do Sebrae. Por meio do emprego da tecnologia nos seus mais variados aspectos, técnicos daquela Pasta têm implantado, reformado e recuperado inúmeros poços, levado água potável a várias comunidades da zona rural, além de atender com carros-pipas áreas cujos benefícios hídricos ainda estão sendo encaminhados pela Prefeitura municipal.

Várias outras ações estão sendo apresentadas pela Seagri, por meios de recursos audiovisual, a exemplo dos projetos de hortas orgânicas já em funcionamento em escolas e creches municipais e de produção de mudas de árvores frutíferas, distribuídas, inclusive, entre os participantes da Arena Agro, que começou nessa quinta-feira, 25, e se estenderá até neste sábado, 27, dia dedicado à visitação pública ao evento.

Um expressivo número de servidores, entre engenheiros, veterinários, técnicos em áreas diversas e pessoal de apoio logísticos estão envolvidos na participação da Prefeitura neste importante acontecimento de cunho científico promovido pelo Seabre em Campina Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *