Pleito será realizado na sede da Secretaria de Cultura, localizada ao lado do Terminal de Integração de Passageiros, das 14h às 20h
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza nesta segunda-feira, 21, a eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais para o período de 2023 a 2025. Serão escolhidos 12 representantes da sociedade civil, ligados aos setores artísticos e culturais, e mais 12 suplentes.
O pleito será realizado na sede da Secult, localizada ao lado do Terminal de Integração de Passageiros, das 14h às 20h. Os artistas que se inscreveram para a votação deverão levar um documento com foto para exercer o voto. Cada artista habilitado poderá votar em dois representantes de cada segmento, neste caso, sendo um titular e um suplente.
O resultado da eleição sairá ainda nesta segunda-feira. O prazo para entrada de recursos será de 22 até 23 de agosto. Após a análise dos recursos, o resultado final passa para o dia 24. E no dia 25, o encaminhamento do resultado será levado ao prefeito Bruno Cunha Lima. A posse, provavelmente, acontecerá no dia 31 de agosto.
Finalidade do Conselho Municipal de Políticas Culturais
O Conselho, que tem o objetivo de garantir a participação da sociedade civil, é um órgão colegiado, vinculado à Secult, com atribuições normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, cuja finalidade é promover a gestão democrática da política cultural no Município.
Na prática, isso significa que os membros podem exercer a fiscalização e controle sobre as ações públicas, principalmente sobre os planos e orçamentos ligados à gestão da Cultura dentro do Município. E, para além disso, somente com o pleno funcionamento do órgão e realização da Conferência de Cultura será possível a execução de verbas federais no âmbito municipal.
A Conferência de Cultura, por sua vez, é um importante espaço democrático para debates coletivos em prol da discussão de propostas e ações de políticas culturais.
Para que isso aconteça é necessário que sejam preenchidas as doze vagas para representantes da sociedade civil, bem como doze suplentes, ligados aos setores artísticos e culturais, que sejam residentes e/ou instalados em Campina Grande, e que, comprovadamente, desenvolvam atividades culturais realizadas no Município há, no mínimo, dois anos.
Veja a lista de candidaturas homologadas:
Audiovisual
Tatiane de Oliveira
Thaís Samara
Jaime dos Santos
Artes Visuais
Luidji Apolinário
Rebeca Araújo
Matheus Alves
Artesanato
Carleuza Rodrigues
Josenilda Marques
Cacilda Pereira
Paulo Roberto da Silva
Cultura Afro-brasileira
Anderson Albertino
Sofia Isbelo
Edvaldo Batista
Cultura Digital
David Araújo
Sérgio Melo
Cultura Urbana
Mateus Marques
Vinícius Ramos
Cultura popular
Andreson Lopes
Romério Humberto
Dança
Gizelly Monick
Kayo César
Edson José
Literatura
Stellio Mendes
Maria Aparecida
Emanoela Alves
Música
Thiago da Silva Pereira
Airton Pereira da Silva
Alfranque Amaral da Silva
Thiago Fernandes
Museus e espaços de memória
Alan Pereira
Jônatas Rodrigues
Ariôsto Farias
Herbert Andrade
Teatro e circo
José Marcos
Suellen Feitosa