Administrado pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), da Prefeitura de Campina Grande, o Parque da Liberdade dispõe de um importante equipamento. O Centro de Referência em Paradesporto funciona desde 2021, atendendo 130 alunos, atualmente. Um trabalho de inclusão social e de descoberta de novos talentos para as modalidades paralímpicas. De acordo com o secretário municipal de Esportes, Vanildo Leite, o trabalho é acompanhado de perto pelo prefeito Bruno Cunha Lima.
“O prefeito Bruno faz contato conosco constantemente, para saber informações sobre o andamento desse trabalho. É algo importante e que foi implantado de forma inédita na cidade. Oferecemos várias modalidades paraolímpicas, todas de forma gratuita e ministradas por professores especializados”, destacou o secretário Vanildo Leite.
Antes do início dos trabalhos, o Parque da Liberdade recebeu uma vistoria criteriosa, feita por membros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que atestou as boas condições para a implantação do Centro de Referência. São oferecidas as modalidades de Goalball, Futebol de Cegos, Atletismo, Bocha, Judô e Parataekwondo. Além da inclusão social e melhora na qualidade de vida dos alunos, o trabalho também tem ajudado a formar grandes talentos para o Paradesporto. Exemplos são Layssa Guerreira, campeã mundial de Bocha; e Lorrany Vitória e Pedro Gabriel, que conquistaram medalhas de ouro na última etapa Norte/Nordeste dos Jogos Paraescolares.
“A gente também auxilia, com nossos professores, à APAE de Campina Grande. Aqui no Parque da Liberdade, tudo é oferecido de forma gratuita. Basta nos procurar de segunda a sexta-feira, no período da manhã ou da tarde, que apresentamos o trabalho e acolheremos o aluno na modalidade que ele mais se identificar”, finalizou Ranyere Saoli, Coordenador do centro de Referência em Paradesporto do Parque da Liberdade.