Pesquisa 6 Sigma aponta vitória de Bolsonaro no primeiro e segundo turno.Prefeitura de Campina Grande entrega mais de 2 mil uniformes aos estudantes do projeto “Capoeira nas Escolas”Petrobras anuncia nova redução no preço do dieselIBGE estima safra recorde de 263,4 milhões de toneladas em 2022Sargento Neto solicita da Justiça que comandantes da PM antecipem as escalas de trabalho para o dia da eleição.Vereador Janduy diz que taxa abusiva da Cagepa tem provocado o fechamento de pequenos comércios.Justiça obriga candidato do PT excluir das redes sociais vídeos com discurso de ódio e ofensas ao presidente.Selo Empresa Amiga da Cultura é criado pela Prefeitura de Campina GrandeEncontro Nacional do Agro: Presidente da CNA diz que está em “nossas mãos” fazer um país melhorBrasil registra maior queda de preços em 42 anos, aponta IBGESTF forma maioria para salário de ministros chegar a R$ 46 milTRE-PB cassa registros e diplomas de candidatos a vereança de DiamanteTSE aprova com ressalvas contas de Ciro Gomes na campanha de 2018Jair Bolsonaro registra candidatura à reeleição no TSEPrefeitura de Campina Grande lança Programa “Olhar Campina” e faz entrega de óculos na manhã desta terça-feiraBolsonaro sanciona o Piso Nacional da EnfermagemPetrobras reduz preço de venda do diesel para as distribuidorasCâmara aprova projeto que acaba com “saidinha” de presos. PT, PCdoB, PSB e PSOL votaram contra.Campina Grande promove multivacinação em shopping, universidades, CRAS, escolas e crechesPrefeitura comemora criação de 1.589 vagas com carteira assinada, no Município, no mês de junho

Prefeitura de Campina Grande mantém ritmo acelerado na construção da barragem que será a segunda maior do município.

Prefeitura de Campina Grande mantém ritmo acelerado na construção da barragem que será a segunda maior do município.

A Prefeitura de Campina Grande mantém em ritmo acelerado a construção da segunda maior barragem do município, com capacidade para acumular até 300 mil metros cúbicos de água. A obra está localizada na comunidade Açude de Dentro e faz parte do Projeto Multilagos. Os estudos geotécnicos e o projeto de construção foram aprovados pela Associação Técnica Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (Atecel).

A barragem Açude de Dentro faz parte do Projeto Multilagos, iniciado na administração do então prefeito Cássio Cunha Lima, que resultou na construção da barragem de Galante, a maior do município. O Multilagos foi retomado na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues, que projetou este novo reservatório e, agora, a obra está sendo executada na gestão do atual prefeito, Bruno Cunha Lima. A meta do prefeito Bruno é construir reservatórios de grande porte para garantir água e o sustento das famílias da região.

Profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), são os responsáveis pela obra que é executada com maquinário próprio, o que permite uma construção com baixo custo. “O prefeito Bruno Cunha Lima nos deu carta branca para tocar a obra. E estamos fazendo isso, recebendo acompanhamento da Atecel, empresa especialista em projetos hídricos”, ressaltou Geraldo Nobre Cavalcanti, secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e um entusiasta da obra.

Equipes formadas por engenheiros e técnicos da Sesuma estão no desenvolvimento dos serviços essenciais. Foram executadas sondagens no eixo da barragem e estudos de jazidas de solo e areia.

Também foram realizados estudos hidrológicos, para a determinação da capacidade de armazenamento da barragem e a avaliação da cheia máxima de projeto, necessária para o dimensionamento do sangradouro com toda segurança.

Segundo, Geraldo Nobre, o reservatório Açude de Dentro possui como principal objetivo o abastecimento da zona rural. “O reservatório pode, também, servir para implantação de um sistema capaz de estimular o desenvolvimento econômico da população que mora na área, além de poder servir à piscicultura”, ressaltou.

Outra finalidade dessa barragem é proporcionar a permanência do homem na área do campo. Isso pode ocorrer pelo incentivo ao seu potencial de produção, assegurando aos pequenos produtores acesso à água, gerando alimentos e serviços. “Com isso, o trabalhador pode obter seu sustento e renda necessária à sobrevivência da família, além de promover o desenvolvimento e a ampliação de novos empregos”, assegurou Gerald Nobre.

A barragem

Localizada no sítio Açude de Dentro, a barragem está entre Campina Grande e Boa Vista, sendo o principal acesso pela PB-138, distante 12 quilômetros partindo da alça Sudoeste (BR-230). A previsão das equipes é de que a conclusão aconteça daqui alguns meses, modificando a realidade de vida das pessoas que moram naquela sua região.

Conforme dados técnicos, a área da bacia hidrográfica é de 131 km² e da bacia hidráulica 37.494m². A barragem está localizada em um ponto com média anual de chuvas de 444 milímetros. A altura máxima da parede da barragem é de 8 metros; largura 28,00m; revanche 2,00m e lâmina máxima de sangria de 1,00m.

Outra ação, que caminha paralela à construção da barragem, é a limpeza e ampliação de pequenos e médios barreiros localizados na zona rural, permitindo que possam acumular mais água com as chuvas registradas. Esses trabalhos foram iniciados no Distrito de Galante e, em seguida, atenderão toda zona rural (Catolé de Boa Vista, São José da Mata e outras regiões).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.