Nesta segunda-feira, 17 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Vacinação, e a Prefeitura de Campina Grande vai desenvolver várias atividades no decorrer desta semana em alusão à data e com o objetivo de impulsionar as coberturas vacinais, principalmente da poliomielite, na reta final da campanha.
A Secretaria Municipal de Saúde vai levar ações de imunização às creches municipais, além dos locais tradicionais. Nesta segunda-feira, 17, a vacinação acontece na Creche Municipal Célia Márcia Santos Cirne, no bairro de José Pinheiro, das 8h às 11h30. Nas creches haverá a Multivacinação, com todas as vacinas do calendário de imunização para atualizar a caderneta das crianças, vacina contra a covid-19 infantil e contra a Poliomielite (Paralisia Infantil).
Poliomielite – A campanha entrou na reta final e Campina Grande imunizou cerca de 80% das crianças. A vacina, que combate a pólio, está sendo disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde, em creches, escolas e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros locais.
A imunização também está sendo disponibilizada no Partage Shopping, de segunda à sexta-feira das 13h30 às 22h e aos sábados, das 9h às 12h; na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h; no Terminal de Integração de Passageiros, às segundas, quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 16h30, nas terças e quartas-feiras até às 20h e aos sábados das 8h às 12h.
A vacina contra a poliomielite é aplicada na rotina em crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina VIP (Vacina Poliomielite Inativada) com esquema de 3 doses, observando-se o intervalo 60 dias, entre as doses, tendo como intervalo mínimo 30 dias entre elas. Caso a criança não tenha esse esquema vacinal completo, ele é complementado com as doses de VIP que faltam.
Para crianças de 1 até 4 anos são recomendadas duas doses de reforço, aos 15 meses e aos 4 anos de idade, com a vacina VOP (Vacina Oral Poliomielite). Caso a criança esteja na faixa etária entre 01 e 04 anos de idade e já tenha esse esquema vacinal completo ou mesmo se não tiver no tempo adequado de receber um desses reforços, receberá a dose extra, que é a dose “D” da campanha.
Multivacinação – na campanha de multivacinação todas as vacinas de rotina são aplicadas, incluindo BCG, Hepatites, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP e dTpa, Varicela, HPV, Febre Amarela, Difteria e Tétano.