Os documentos gerenciais da enfermagem na Atenção Primária à Saúde foram entregues aos profissionais nesta terça-feira
Dentro do eixo de qualificação, capacitação e aprimoramento da Atenção Básica de Saúde de Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde lançou nesta terça-feira, 19, os documentos gerenciais da enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS). Os documentos servem como protocolos de sistematização, que vão nortear de forma padronizada a atuação dos enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde.
Os documentos gerenciais envolvem o Regimento Interno do Serviço, o Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e o documento de Normas e Rotinas. Esses protocolos são essenciais para a atuação dos profissionais e o funcionamento dos serviços. Eles foram elaborados com os trabalhadores, gestores, acadêmicos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além de membros do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB).
O manual POP foi publicado pela Editora Universitária da UEPB (Eduepb) e está disponível em https://eduepb.uepb.edu.br/download/manual-de-procedimentos-operacionais-padrao-pop-para-os-profissionais-de-enfermagem-na-atencao-primaria-a-saude/ ; Os demais documentos são disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, para os profissionais.
“Esses documentos sistematizam em toda Campina Grande o funcionamento da enfermagem na Atenção Básica. Então a assistência prestada em uma unidade vai ser a mesma em outra unidade, porque ela está baseada em protocolos de sistematização dos processos de trabalho, o que aumenta a segurança dos pacientes”, disse o gerente da Atenção Básica, o enfermeiro César Moreira.