Mércio Franklin assume vice-presidência do PTB na ParaíbaApenas pessoas físicas que utilizem o CPF como chave PIX poderão doar recursos para partidos e candidatosForça aérea atira em avião que entrou no espaço aéreo brasileiro transportando drogasPrefeitura de Campina Grande leva vacinação à Vila do Artesão neste sábadoBruno autoriza pagamento da primeira parcela do 13° Salário para os servidores municipais de Campina GrandeGovernador da Paraíba não resiste à pressão e anuncia redução dos impostos sobre gasolina e dieselAprovada a PEC que diminui o impacto da alta dos combustíveis e que  aumenta para R$ 600 o Auxílio Brasil.TSE fixa IPCA para limitar gastos de campanha em 2022IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estávelPTB confirma pré-candidatura de Roberto Jefferson ao governo do Rio de Janeiro.Tribunal de Contas da União aprova por unanimidade contas de Bolsonaro referentes a 2021.INSS detalha procedimentos para atendimento presencialPrefeitura de Campina Grande conclui preparativos para lançamento do Serviço Família AcolhedoraPrefeitura de Campina Grande ampliou visibilidade do Maior São João do Mundo em aeroportos de diferentes regiões do BrasilOferta de crédito para barraqueiros viabilizou sustentabilidade de pequenos negócios n’O Maior São João do MundoAndré Mendonça é eleito presidente da Segunda Turma do STFSenador cobra criação de CPI já protocolada para investigar obras inacabadasPrefeitura de Campina Grande e Airbnb firmam acordo para incrementar turismo na cidadeMatutrilha reúne amantes de carro em CG e empresário vence em três categoriasCom mais de 650 proposituras já apresentadas, vereadora Jô Oliveira tem marcado seu nome na história do legislativo municipal

Prefeitura de Campina Grande faz homenagem ao Dia Nacional do Forró

Prefeitura de Campina Grande faz homenagem ao Dia Nacional do Forró

Em homenagem ao Dia Nacional do Forró, ritmo musical da cultura nordestina, a Prefeitura de Campina Grande realizará na próxima segunda-feira (13), às 19h, uma celebração alusiva à data, com apresentações culturais e de forrozeiros consagrados na região. Estarão presentes o prefeito Bruno Cunha Lima e outras autoridades locais. Recentemente, o forró foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O local escolhido para a homenagem fica às margens do Açude Velho, no monumento Farra da Budega, conhecido por abrigar as estátuas de Jackson do Pandeiro e de Luiz Gonzaga, ícones da música nordestina que, neste mês de dezembro, também receberam o brilho da decoração natalina. O evento está inserido na programação oficial do Natal Iluminado 2021.

O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, também receberá uma homenagem especial. Se estivesse vivo, Gonzaga completaria 109 anos na segunda-feira, data da homenagem e Dia Nacional do Forró.

Reconhecimento pelo Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), declarou por unanimidade o forró como patrimônio imaterial brasileiro. A definição ocorreu na última quinta-feira (09) em reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, o qual também considerou a expressão musical como supergênero.

De acordo com o órgão, o forró é considerado um supergênero por agrupar ritmos e expressões musicais como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.

O pedido de consideração de registro das matrizes tradicionais do forró foi encaminhado ao Iphan pela Associação Cultural Balaio Nordeste, de João Pessoa, na Paraíba. Após a solicitação, o processo foi aberto em 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.