Prefeitura de Campina Grande realiza mais de 100 atendimentos no primeiro dia da Semana do MicroempreendedorCampina Grande realiza dias C de vacinação contra covid-19 para criançasPrefeitura entrega tablets e fardamentos a Agentes Comunitários de SaúdeBruno recebe empresários e estabelece metas para o setor melhorar a qualidade dos serviços à população de Campina GrandePrefeitura suspende serviço emergencial de transporte público para distritos, após normalização das linhasProjeto reserva 5% dos postos de trabalho para vítimas de violência domésticaNo Curimataú, consórcio intermunicipal é alternativa para cidades ofertarem consultas médicas para populaçãoPré-candidatos podem iniciar vaquinha virtual a partir de domingoBruno entrega kits escolares a estudantes da Escola Municipal Presidente KennedyPrefeitura de Campina realiza Semana do Microempreendedor IndividualBruno reage ao boicote das empresas de ônibus e coloca frota a disposição da população com tarifa zeroBruno assegura apoio da Prefeitura de Campina Grande à Mayara Rocha em competição internacionalQuase 57 mil recém-nascidos foram registrados sem o nome do paiGoverno Bolsonaro zera imposto de importação de alimentosJustiça decide que Pazuello não é responsável pela crise de oxigênio em ManausNo apagar das luzes do governo João Azevedo, PT rompe atacandoCampina Grande marca presença na Expo Turismo ParaíbaPrefeitura de Campina Grande garante na Justiça o transporte público para os distritosPrefeitura de Campina Grande promove avanço nas políticas públicas em benefício das pessoas com deficiênciaPrefeitura de Campina recebe prêmio de Cidade Empreendedora da região Nordeste na categoria Prefeito Empreendedor

Prefeitura de Campina Grande descentraliza atendimento para adolescentes a partir de 14 anos no Hospital da Criança

Prefeitura de Campina Grande descentraliza atendimento para adolescentes a partir de 14 anos no Hospital da Criança

A partir desta terça-feira, 3 de maio, os atendimentos de emergência para adolescentes a partir de 14 anos de idade vão passar a ser realizados no Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, no Hospital Municipal Dr. Edgley e na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Maia, no bairro do Alto Branco. O objetivo da Prefeitura de Campina Grande é direcionar o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) apenas para atendimento infantil.

A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que o fluxo diário de atendimentos aumentou em até quatro vezes na unidade hospitalar. Isso ocorreu porque o hospital é a referência para atendimento pediátrico para mais de 70 municípios, além de ser o único com plantão de pediatria em toda a região. Para se ter uma ideia, em abril do ano passado foram 2.580 atendimentos e, no mesmo mês deste ano já foram 5.800 atendimentos, mais que o dobro do registrado em 2021. Atualmente, quase 60 crianças estão internadas no hospital.

Além da descentralização do atendimento para adolescentes, a Secretaria de Saúde também vai ampliar a recepção do HCA para dar mais conforto às famílias na triagem. A recepção havia sido reformada recentemente. A Prefeitura também tem tentado contratar mais pediatras, porém faltam médicos especializados no mercado.

De acordo com a diretora clínica do HCA, Taís Dantas, o aumento nos casos foi provocado pelo período de pós-pandemia. ’As crianças ficaram durante dois anos reclusas em casa, usando máscaras e, após a circulação e liberação do uso de máscaras, elas estão tendo contatos com todos os vírus de uma só vez. Antes elas adquiriam imunidade aos poucos e agora estão adoecendo mais em razão disso’, esclareceu a médica.

Este período também é sazonalmente um tempo de circulação de vírus respiratórios, doenças respiratórias e arboviroses, como dengue e chikungunya, o que potencializou o número de pacientes na emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.