A Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e da Agricultura, implantou uma horta orgânica no Hospital Municipal Pedro I. A horta gera alimentos orgânicos e saudáveis, que são utilizados na alimentação dos pacientes da unidade hospitalar, contribuindo para uma dieta nutritiva que colabora na recuperação das pessoas internadas.
Na horta estão plantadas verduras e legumes: coentro, alface e couve, entre outros alimentos. A área com o plantio mede mais de 20 metros quadrados e fica isolada da circulação de pacientes e de funcionários. O espaço foi montado pela Secretaria de Agricultura, com assistência técnica habilitada, e a horta é cultivada por um servidor do próprio hospital.
Toda a colheita é enviada à cozinha do hospital, onde os servidores fazem a higienização, o manuseio e o preparo, sob a supervisão de nutricionistas. “São alimentos que formam dietas extremamente ricas dos elementos que os pacientes mais precisam para a reabilitação, já que são naturais, cicatrizantes e de fácil absorção”, disse a nutricionista Renally Cardoso.
Assim como a horta orgânica do hospital, a Prefeitura de Campina Grande possui diversos outros projetos de hortas nos serviços em toda a cidade, como Unidades Básicas de Saúde, creches e escolas municipais. A iniciativa colabora na promoção de bem-estar, criando espaços verdes dentro dos serviços.
As hortas também contribuem para o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade na produção dos alimentos necessários, além de favorecer a criação de áreas que funcionam, inclusive, para a absorção da água da chuva, ajudando a drenar terrenos e as estruturas dos prédios.