Nesta sexta-feira, 23, a partir das 9h, o hall da Câmara de Vereadores de Campina Grande será palco de uma importante comemoração, em homenagem ao centenário do patrono da Casa, o tribuno Félix Araújo, um dos grandes nomes da história paraibana. Em uma realização da Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Cultura (Secult); e de Planejamento (Seplan), músicos recepcionarão o público presente, bem como será plantada uma muda de Flamboyant, árvore que serviu de inspiração para diversos poemas escritos por Félix Araújo.
’Além de um grande nome da política paraibana, Félix Araújo também foi grande na arte e na cultura. O poeta Félix Araújo perpetuou sentimentos através da sua arte, e é claro que nós não poderíamos ficar de fora dessa homenagem. Lindos poemas serão recitados ao longo dessa homenagem que, com certeza, emocionará a todos os presentes’, afirmou Giseli Sampaio, secretária de Cultura de Campina Grande.
O secretário de Planejamento de Campina Grande, Felix Araújo Neto, destacou a importância desse momento ao rememorar a história do seu avô. Agradeceu todas as parcerias construídas durante esse processo, que resultará nesta homenagem.
’Agradeço, em nome da nossa família, aos vereadores, através do presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso, e à Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Sesuma, pela atenção e gesto através do programa Minha Árvore, bem como da Secretaria de Cultura, por disponibilizar os artistas que recitarão poemas de Félix’, ressaltou Felix Neto.
Resumo bibliográfico
Félix de Souza Araújo nasceu em 22 de dezembro de 1922 e foi vereador, poeta, tribuno, secretário de governo, ensaísta, crítico literário, escriturário, livreiro, radialista, jornalista e conferencista. O político foi assassinado aos 30 anos, em 27 de julho de 1953, quando presidia a comissão que investigava as contas da administração municipal.
Ele foi baleado nas costas por João Madeira, funcionário da Prefeitura e guarda costas do então prefeito de Campina Grande. Importante equipamento histórico da cidade, a Biblioteca Municipal leva o nome do político e poeta. O tribuno é patrono da Câmara de Vereadores de Campina Grande, também chamada de Casa de Félix Araújo.