A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) realizou durante o mês de dezembro a edição do Natal Tech, que visa receber materiais e lixo eletrônico para o devido reparo e reaproveitamento ou descarte. Cerca de 327 equipamentos foram doados e passarão por uma avaliação.
Alguns equipamentos, como monitores, impressoras, cabos, aparelhos de DVD, telefones e nobreaks, estão na lista de objetos recebidos pelas equipes. A partir de agora, o corpo técnico da Secti fará uma avaliação, para separar o que está em bom estado, o que precisa de reparos e o que poderá ser descartado. Todos os materiais que forem avaliados e reaproveitados serão utilizados em benefício público, ou seja, alguns desses materiais serão encaminhados para as unidades das Lan House’s Sociais, gerando economia e sustentabilidade.
“A campanha vem para conscientizar a nossa população acerca da importância de darmos a destinação correta aos mais vários tipos de lixos eletrônicos. É de extrema importância o descarte correto deste lixo, pois, quando feito de maneira inadequada, pode gerar graves danos ao meio ambiente”, explicou a secretária, Laryssa Almeida.
Apesar da campanha Natal Tech acontecer apenas no mês de dezembro, as secretarias municipais estão durante todo o ano recebendo materiais eletrônicos. As pessoas que tiverem algum equipamento para doação ou descarte podem levar até a unidade da Secti, localizada no Museu Vivo da Ciência Lynaldo Cavalcanti (no Centro) ou na unidade da Sesuma, na rua Vigolvino Vanderlei, 535, no bairro da Conceição, que funciona das 7h às 13h.