A Prefeitura de Campina Grande vai inaugurar na próxima quarta-feira, 27, às 13h, o Ambulatório Especializado em Síndrome de Down no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). O ambulatório para crianças atípicas com Síndrome de Down vai oferecer atendimento de pediatria e fisioterapia. O serviço começa a funcionar nesta última semana de setembro.
Para ter acesso ao ambulatório, o atendimento é regulado por agendamento prévio. As crianças com a síndrome, que são internadas no próprio Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), serão referenciadas para realizar o acompanhamento no ambulatório. As demais crianças devem ser encaminhadas por outros serviços da rede básica de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde.
“Esse serviço ele vem para suprir uma necessidade muito grande desses pacientes e agora a gente pode ofertar isso dentro da nossa cidade de Campina Grande, dentro do HCA. Além disso, a população com essa síndrome está crescendo”, disse a pediatra do HCA Mayara Ingrid, que tem um irmão com trissomia do cromossomo 21.
Muitas crianças precisavam se deslocar até outros estados para esse atendimento, porque esse paciente necessita de uma assistência continuada. Segundo a pediatra, é algo que não pode parar apenas no diagnóstico inicial. “Os pacientes com trissomia do 21 têm a probabilidade de desenvolver determinadas patologias e a gente vai investir nessas patologias para fazer o diagnóstico preventivo no momento oportuno e aqueles que já têm vão começar a terapia especializada com uma equipe multidisciplinar”, disse Mayara.
A ideia é, em breve, acrescentar os serviços de fonoaudiologia e terapia ocupacional. Além desse novo espaço de atendimento, a Prefeitura de Campina Grande também colabora com o trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que atende crianças com Síndrome de Down. A Prefeitura apoia a instituição por meio de subvenção financeira e alguns profissionais da APAE são contratados pela Secretaria Municipal de Saúde.