A Prefeitura de Campina Grande abriu 19 leitos de internação pediátrica no Hospital da Clipsi e criou um pronto atendimento pediátrico no Hospital Municipal Dr. Edgley. O objetivo é desafogar a taxa de ocupação de leitos do Hospital da Criança e do Adolescente, que cresce consideravelmente entre os meses de março e junho, por causa das doenças sazonais.
A ala foi contratualizada pela Secretaria Municipal de Saúde e representa um acréscimo significativo na rede hospitalar pediátrica do município, já que representa quase um terço do número de leitos do HCA, aumentando em mais de 30% a capacidade instalada de internação infantil na cidade pelo SUS.
Além dos novos leitos, a Secretaria Municipal de Saúde também abriu um pronto atendimento no Hospital Municipal Dr. Edgley, que funciona de segunda à quinta-feira, no período da tarde. “É mais uma alternativa para os pais que desejarem buscar atendimento para os filhos, na tentativa de desafogar a demanda do HCA”, disse o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.
O secretário de Saúde explicou ainda, que um novo pronto atendimento com leitos de internação pediátrica está sendo estruturado no Hospital Municipal Pedro I, que deve ficar pronto ainda neste mês. Além disso, a população também pode procurar atendimento pediátrico no Centro de Saúde Francisco Pinto, que funciona de segunda à sexta-feira, no turno da tarde.
Hospital Materno Infantil – Paralelamente a essa expansão da rede hospitalar, ambulatorial e de pronto atendimento infantil, a Prefeitura de Campina Grande também busca recursos para viabilizar o projeto de estruturação do Hospital Materno Infantil, que vai agregar hospital pediátrico e maternidade no Município.