O setor agrícola de Campina Grande passa por um dos mais significativos períodos de avanços na sua história. A avaliação é do secretário municipal de Agricultura (Seagri), Renato Gadelha. Segundo ele, a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima concretiza diversas ações, programas e obras que mudaram positivamente a realidade da zona rural.
Segundo Renato Gadelha, entre outros avanços, a Seagri intensifica o seu programa de recursos hídricos tendo como finalidade ampliar a oferta de água potável às comunidades rurais do Município que ainda se ressentem da falta deste benefício.
Conforme consta no mais recente relatório de atividades da secretaria, divulgado este ano, a atual gestão encontra-se empenhada na construção, reforma e ampliação de equipamentos da área de recursos hídricos, de modo a atender da forma mais eficaz possível às comunidades rurais que almejam água de boa qualidade.
Neste contexto, o prefeito Bruno Cunha Lima já promoveu, entre outras muitas iniciativas, a entrega de uma barragem na comunidade Açude de Dentro, em Catolé de Boa Vista, que conta com capacidade para armazenar 400 mil metros cúbicos de água, uma mini-adutora e dois chafarizes. O investimento total superou R$ 1,2 milhão. O açude será aproveitado para a irrigação e atividades de piscicultura.
Em relação às demais ações de infraestrutura e de recursos hídricos, destaca-se a política de instalação completa de dessalinizadores, beneficiando o Distrito de Catolé de Boa Vista, onde foram atendidas as comunidades Queimada da Ema (vazão de 3.500 litros/hora), Pequeno Richard (2.500 L/H) e Venâncio Tomé de Aráujo (1.500 L/H). Já no Distrito de Galante, foi contemplada a comunidade Brito III com dessalinizador com vazão de 2.000 litros/hora.
Também aconteceu a manutenção preventiva de dessalinizadores no Sítio Boi Velho (Catolé de Boa Vista) com vazão de 3.000 L/H e no Sítio Amorim (Galante), onde o desssalinizador conta com vazão de 1.200 L/H.
Quanto ao emprego de carros pipa na zona rural campinense, a Seagri atendeu com este programa 658 famílias. Houve, conforme dados do primeiro semestre de 2022, o atendimento de 1.328 cisternas.
No que se refere a poços artesianos, a Secretaria Municipal de Agricultura concretizou a manutenção preventiva e troca de equipamentos defeituosos em diversas comunidades do Distrito de Catolé de Boa Vista, sendo beneficiadas os Sítios Guarita, Paus Brancos, Boi Velho, Açude de Dentro I e II, Várzea do Campim e Balaio de Gato. Esta mesma ação aconteceu nos Assentamentos Venâncio Tomé, Pequeno Richard e José Antônio Euflauzino.
Ainda foram alvo de manutenção os poços artesianos das seguintes comunidades do Distrito de Galante: Sítios Marinho, Alto do Alegre, Santana, Amorim, Várzea do Arroz, Brito I e II e Fazenda Floresta. Já em São José da Mata esta ação contemplou os Sítios Gabriel e Cajazeiras.
Também no campo de recursos hídricos, houve a expansão da rede de abastecimento de água com mais 7.350 metros de rede de canos de água no Sítio Santo Isidro, enquanto 2.550 famílias foram atendidas. Por fim, neste campo de ação, ainda houve a manutenção corretiva de três cataventos, além da instalação de chafarizes nos Sítios Logradouro II e Sítio Paus Brancos.