Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Porta da Capital, sobre a corrida eleitoral ao Governo do Estado da Paraíba aponta um possível segundo turno entre o atual governador João Azevedo e o candidato Pedro Cunha Lima.
Estimulada:
Os números da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, apontam que o governador João Azevedo (PSB) com 31% das intenções de voto, seguido por Pedro Cunha Lima (PSDB) com 18% das intenções. Em terceiro, aparece Veneziano Vital (MDB) com 16%, seguido por Nilvan Ferreira (PL) com 14%. Major Fábio (PRTB), Adriano Trajano (PCO), Adjany Simplício (PSOL), somam 1% cada. Antônio Nascimento (PSTU) não pontuou. Brancos e nulos somam 8%. Não sabem ou não quiseram responder somam 11% dos entrevistados.
Espontânea:
Os números da pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, apontam João Azevedo (PSB) com 20% das intenções de voto, seguido por Pedro Cunha Lima (PSDB) e Nilvan Ferreira (PL) com 11% das intenções cada. Veneziano Vital (MDB) soma 6% das intenções. Não sabem ou não quiseram responder somam 52% dos entrevistados.
A pesquisa do Instituto Opus foi realizada de forma presencial entre os dias 29 e 31 de agosto, com total de 1000 entrevistas distribuídas em 61 municípios paraibanos. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, com 95% de intervalo de confiança.
O levantamento foi registrado sob o nº PB-08816/2022 – BR-01575/2022, no Tribunal Superior Eleitoral.