Paciente atendido no primeiro mutirão Saúde de Verdade passa por cirurgia bariátrica; saiba como ter acesso

Paciente atendido no primeiro mutirão Saúde de Verdade passa por cirurgia bariátrica; saiba como ter acesso

A duas semanas do início do segundo mutirão do programa Saúde de Verdade, o resultado efetivo no tratamento de um paciente atendido no primeiro mutirão demonstra a resolutividade do programa na vida das pessoas. O pastor Joseildo Luiz, atendido pela primeira vez no primeiro mutirão, passou por cirurgia bariátrica esta semana no Hospital Municipal Dr. Edgley.

Joseildo começou o atendimento em maio do ano passado no ginásio O Meninão, foi acompanhado durante todo este período pelo ambulatório da obesidade na unidade hospitalar para reduzir o peso inicial e atender às exigências para a intervenção cirúrgica. O paciente, que tinha mais de 200kg, perdeu 28 quilos, e passou pela operação na última quarta-feira, 31.

“Eu só tenho a agradecer por esse serviço que ajuda as pessoas com obesidade mórbida por terem a oportunidade de fazerem a cirurgia bariátrica para melhorarem sua saúde. A cirurgia foi um sucesso. Ontem mesmo eu já estava andando, a equipe médica é bem atenciosa e a recuperação rápida”, disse o paciente.

Joseildo Luiz é pastor evangélico e tem um grande número de pessoas que seguem seus ensinamentos. Ele deixou orientações para as pessoas que também sofrem do mesmo problema. “É importante as pessoas se cuidarem, buscarem o atendimento para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Procure a Unidade Básica de Saúde e o programa Saúde de Verdade para ter acesso”, disse.

Ambulatório da obesidade – o ambulatório foi criado no Hospital Municipal Dr. Edgley para acompanhar os pacientes que sofrem com obesidade e outros distúrbios e, nos casos necessários, fazer a preparação para a cirurgia bariátrica. O atendimento acontece nas sextas-feiras à tarde com endocrinologista, nutricionista, psicóloga, assistente social e médico cirurgião.

Para ter acesso, o cidadão precisa ser encaminhado pela Estratégia de Saúde da Família. Ou seja, o paciente deve passar pelo médico da sua Unidade Básica de Saúde e, por meio do sistema do programa Saúde de Verdade, é agendada a consulta para atendimento no ambulatório.

Cirurgias bariátricas – Desde o final do ano passado, a Prefeitura de Campina Grande iniciou, de forma pioneira no serviço municipal de saúde, a realização de cirurgias bariátricas. Os procedimentos são realizados no centro cirúrgico do hospital, que foi estruturado e aberto pela gestão do prefeito Bruno Cunha Lima também no ano passado. Para ter acesso, o paciente precisa atender a alguns requisitos, como o Índice de Massa Corporal ser superior a 40, além de inúmeros outros critérios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.