Percepção de melhora no país em relação ao ano anterior cai no NordesteCom mais de 4 mil vagas, concurso CAIXA 2024 abre inscriçõesFPM: municípios da Paraíba receberão, nesta quinta-feira (29), mais de R$ 106 milhõesSecretaria de Saúde vai realizar manutenção em aparelhos para retomar teste da orelhinha no ISEAProibição de usar banheiro de outro sexo nas escolas avança no SenadoEPIDEMIA: Paraíba registra terceira morte por dengue e chikungunhaLéa Toscano deixa PSDB“Manifestação em São Paulo foi a celebração da democracia e da liberdade”, senador Rogério MarinhoFederação Israelita registra aumento de 263% de denúncias de antissemitismo em escolas após ataques LulaMarço começa com mais uma edição do Tarifa Zero em Campina GrandeRede de Educação de Campina Grande inicia nesta quarta-feira aplicação do Sistema de Avaliação de AprendizagemCentro de Zoonoses amplia horário de atendimento para as consultas clínicas veterináriasPrefeitura de Campina Grande inaugura, nesta terça-feira, a nova Policlínica da Bela VistaNordeste: a ‘mina’ da energia solarLula III: Brasil registra 920 mil casos de dengue e 184 mortes, nos dois primeiros meses de 2024.Ato na Avenida Paulista, Bolsonaro reúne mais de um milhão de pessoas.Bolsonaro seria obrigado a comparecer em interrogatório? Veja o que dizem advogados criminalistasCasos de Covid-19 e mortes decorrentes da doença registram aumento no BrasilBNDES aprova R$ 88,5 milhões para expansão da internet de banda larga na PB e no RNPEC dá ao Congresso poder de sustar atos normativos do Judiciário

Odontomóvel leva atendimento ao assentamento José Antônio Eufrosino com foco nos trabalhadores da zona rural

Odontomóvel leva atendimento ao assentamento José Antônio Eufrosino com foco nos trabalhadores da zona rural

Nesta semana, o Odontomóvel iniciou o atendimento odontológico no assentamento José Antônio Eufrosino, que fica na zona rural de Campina Grande, no distrito de São José da Mata. O assentamento tem cerca de 150 famílias residentes e fica em uma área extremamente remota. O serviço vai transformar a comunidade e tem o foco principalmente nas crianças e nos trabalhadores da zona rural.

A Unidade Básica de Saúde mais próxima fica a 18 quilômetros de distância. Por isso, existe uma unidade âncora na comunidade, que presta atendimento médico uma vez por semana. O Odontomóvel vai ficar realizando a assistência aos moradores do assentamento uma vez por mês.

“Nós temos o foco aqui em prevenir as lesões que são preveníveis nas crianças e evitar o desenvolvimento do câncer oral, que é comum nos trabalhadores da zona rural, principalmente, os homens, por causa da falta de assistência e da exposição prolongada ao sol”, disse o gerente de Saúde Bucal, o cirurgião bucomaxilofacial Tony Peixoto.

O Odontomóvel foi implantado neste ano pela Prefeitura de Campina Grande e vem realizando atendimento odontológico, com foco nas áreas descobertas da Atenção Primária à Saúde, distritos da cidade e localidades mais distantes, principalmente na zona rural.

Nas terças, quartas e quintas, o serviço é destinado a alguma comunidade de um dos três distritos da cidade, fazendo com que, a cada semana, todo distrito seja contemplado por pelo menos um dia. Assim, o cronograma de atendimento se reveza nestes três dias entre São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista.

Nas segundas e sextas-feiras, o Odontomóvel é direcionado às chamadas áreas descobertas do Município, que são os locais onde não há cobertura de Atenção Primária à Saúde. Para estes pontos, o agendamento para a população é realizado por meio dos Agentes Comunitários de Saúde ou das equipes de Estratégia de Saúde da Família, que fazem o mapeamento e solicitam o serviço do Odontomóvel.

O Odontomóvel de Campina Grande oferece serviços básicos e encaminhamento para serviços especializados. “Está sendo uma experiência muito boa, cuidando de perto das pessoas, levando o atendimento até onde elas estão”, disse o gerente de Saúde Bucal, o cirurgião bucomaxilofacial Tony Peixoto.

Além do avanço do Odontomóvel, a cidade tem expandido significativamente a Rede de Saúde Oral. Os consultórios odontológicos subiram de 41 para 54 e serão abertos mais 61 gabinetes odontológicos, chegando a 115. Além disso, foram abertos os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) da Catingueira e do Catolé na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima e foi implantado o adicional por produção para as equipes de saúde bucal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.