Ao investir em projetos na área de recursos hídricos, a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima abre canais para transformar o campo em um dos principais vetores do desenvolvimento socioeconômico do Município
Levar água de qualidade à zona rural, tanto para o consumo humano quanto na ajuda às famílias em suas atividades agrícolas, tem se constituído em ação permanente da administração Bruno Cunha Lima, em Campina Grande. Ao longo da atual gestão, a Secretaria de Agricultura (Seagri) tem idealizado, planejado e executado importantes projetos na área de recursos hídricos, a exemplo de instalação de adutoras, dessalinizadores, poços artesianos, chafarizes e caixas d´água, além de abastecer as mais de cinco mil cisternas instaladas por todo o Município.
O projeto mais arrojado no setor hídrico está em fase de conclusão e se trata da implantação da adutora do Sítio Sandro Isidro, no Distrito de São José de Mata. A canalização do sistema mede 7.800 metros de extensão e deverá atender, com água potável, mais de 2.500 famílias. A obra, que vai beneficiar também as comunidades da Samambaia e Cuités, é realizada em parceria com a Cagepa e será inaugurada em breve.
A parceria, entre a Prefeitura de Campina Grande e a autarquia do Governo do Estado, ainda contempla a instalação de adutoras nas comunidades de Paus Brancos, Açude de Dentro (Catolé de Boa Vista) e Bela Vista (Galante), cujas extensões medem, respectivamente, 650, 800 e 2.500 metros.
A implantação de dessalinizadores é outra iniciativa da Prefeitura, voltada à zona rural. Atualmente foram assistidas, com estes equipamentos, as comunidades do Brito III (Galante), Açude de Dentro, Logradouro e Venâncio Tomé (Catolé de Boa Vista). Nesta última, inclusive, o benefício foi entregue na semana passada, com as presenças do secretário Renato Gadelha (Seagri), do Chefe de Gabinete Gilbran Asfora (representando, na ocasião, o prefeito Bruno Cunha Lima) e de emissários da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), que recentemente passou a ter uma representação na Paraíba.
A construção de chafarizes, obra de menor porte, mas de relevantes impactos sociais para a população, também faz parte dos projetos da Prefeitura. Nos últimos meses, 12 equipamentos foram introduzidos em diferentes pontos da zona rural de Campina Grande, facilitando a vida das famílias na tarefa de abastecer suas casas e ajudando, aos agricultores, no cultivo das lavouras e na criação de animais. A água é captada das centenas de cisternas edificadas pela própria Prefeitura que, por sua vez, são abastecidas com água da Cagepa por meio de carros-pipa da Secretaria da Agricultura
Além de elaborar projetos e executar as obras, a Seagri mantém um cronograma permanente de assistência técnica, para garantir a manutenção e a recuperação dos equipamentos hídricos em funcionamento na zona rural.
Segundo o secretário Renato Gadelha, que acompanha presencialmente o dia a dia das atividades rurais do Município, a Prefeitura entende que investir em recursos hídricos contribui à geração de renda e para o bem estar dos agricultores e de seus familiares, como também transforma o campo em um dos principais vetores do desenvolvimento socioeconômico de Campina Grande. “E o prefeito Bruno Cunha Lima tem nos dado total apoio, para que possamos desenvolver este trabalho em benefício da zona rural do nosso Município”, concluiu o titular da Seagri.