Prefeitura de Campina Grande realiza mais de 100 atendimentos no primeiro dia da Semana do MicroempreendedorCampina Grande realiza dias C de vacinação contra covid-19 para criançasPrefeitura entrega tablets e fardamentos a Agentes Comunitários de SaúdeBruno recebe empresários e estabelece metas para o setor melhorar a qualidade dos serviços à população de Campina GrandePrefeitura suspende serviço emergencial de transporte público para distritos, após normalização das linhasProjeto reserva 5% dos postos de trabalho para vítimas de violência domésticaNo Curimataú, consórcio intermunicipal é alternativa para cidades ofertarem consultas médicas para populaçãoPré-candidatos podem iniciar vaquinha virtual a partir de domingoBruno entrega kits escolares a estudantes da Escola Municipal Presidente KennedyPrefeitura de Campina realiza Semana do Microempreendedor IndividualBruno reage ao boicote das empresas de ônibus e coloca frota a disposição da população com tarifa zeroBruno assegura apoio da Prefeitura de Campina Grande à Mayara Rocha em competição internacionalQuase 57 mil recém-nascidos foram registrados sem o nome do paiGoverno Bolsonaro zera imposto de importação de alimentosJustiça decide que Pazuello não é responsável pela crise de oxigênio em ManausNo apagar das luzes do governo João Azevedo, PT rompe atacandoCampina Grande marca presença na Expo Turismo ParaíbaPrefeitura de Campina Grande garante na Justiça o transporte público para os distritosPrefeitura de Campina Grande promove avanço nas políticas públicas em benefício das pessoas com deficiênciaPrefeitura de Campina recebe prêmio de Cidade Empreendedora da região Nordeste na categoria Prefeito Empreendedor

No Curimataú, consórcio intermunicipal é alternativa para cidades ofertarem consultas médicas para população

No Curimataú, consórcio intermunicipal é alternativa para cidades ofertarem consultas médicas para população

Na região do Curimataú, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú Paraibano (CIMSC) busca unir as cidades para ofertar especialidades médicas e exames à população. A junção é uma alternativa logística e economicamente viável para as administrações públicas, principalmente de pequenas cidades, que fortalecem a saúde municipal de maneira coletiva.

O município de Soledade integra o grupo desde 2020 e, desde então, passou a ter na saúde municipal, em parceria com o consórcio, as seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia. Antes de fazer parte do projeto, a maior parte das consultas não era oferecida de forma fixa.

Entre os exames ofertados estão, colonoscopia, colposcopia, ECG, ecocardiograma, endoscopia digestiva, glaucoma, mamografia e ultrassonografias. Também fazem parte do Consórcio os municípios de São Vicente, Cuité, Picuí, Nova Floresta e outros, sendo 11 no total.

A parceria com os municípios acontece também para a implantação dos polos de atendimento. No espaço em Soledade, pacientes de Cubati e São Vicente são atendidos. Os polos de Cuité e Picuí também são utilizados pela população de outros municípios, incluindo de Soledade.

A secretária de Saúde, Larissa Moura Ramos, explica que o Consórcio é também uma maneira dos gestores discutirem problemas comuns da saúde, encontrarem soluções conjuntas e estabelecerem parcerias para a oferta dos serviços. “É um desafio estruturar a rede de saúde de uma pequena cidade e o Consórcio é muito eficiente para aprimorar a saúde pública de uma cidade. Com essa associação, nossa população e de outros municípios têm sido muito beneficiada”, pontuou.

Saúde em Soledade – A Prefeitura tem reformado o Hospital da cidade. O centro cirúrgico e a área de observação pós-cirúrgica, a recepção e a área de triagem estão sendo modificadas. Recentemente, o prefeito Geraldo Moura Ramos também anunciou a construção de uma nova unidade de saúde. O investimento será de R$ 2,5 milhões e a previsão é que a construção aconteça em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.