O governo Lula, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome vai bloquear, nesta quarta-feira (12), 1,2 milhão de benefícios do Bolsa Família, cadastrados como famílias unipessoais.
Além disso, 125 mil cadastros serão cancelados, pois são famílias que não apresentavam mais perfil para receber o benefício ou deixaram de sacar há mais de seis meses. Quem teve o benefício bloqueado vai receber uma mensagem no celular, ou poderá ver essa informação no aplicativo ou no extrato bancário. Essas pessoas terão 60 dias para tentar reverter o bloqueio.
O governo está fazendo uma revisão num total de 6 milhões de cadastros de pessoas que entraram entre maio e outubro do ano passado, sobre os quais há suspeitas de irregularidades. A estimativa é que o governo Lula corte mais 4 milhões de beneficiários.
No início do ano, 1,5 milhão de pessoas tiveram o benefício cancelado sob a alegação de possuíam renda incompatível com o programa.. Para ser habilitada a família deve ter renda de até R$ 218 por pessoa.
Tanto os bloqueios feitos agora, quanto os cancelamentos já realizados estão nesse universo de 6 milhões de cadastros feitos no ano passado.