Levantamento da 31ª edição do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) elencou o nome do líder do Podemos deputado Romero Rodrigues, entre os 100 “cabeças” do Congresso Nacional.
Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que se diferenciam dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas no levantamento, cuja edição completa 31 anos.
Entre os atributos que caracterizam protagonismo no processo legislativo, se destacam, na visão do DIAP, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional em 2024, 69 são deputados e 31 são senadores. Desses, 24 são novos em relação aos “Cabeças” de 2023.
Dos 24 novos, 17 são deputados, entre esses o deputado federal Romero Rodrigues, e 7 são senadores.