Hospital Pedro I recebe doação de equipamentos que auxiliam no tratamento da Cocid-19

Hospital Pedro I recebe doação de equipamentos que auxiliam no tratamento da Cocid-19

A Fundação de Olhos da Paraíba (FOP) realizou nesta sexta-feira (16) a doação de 60 oxímetros ao Hospital Municipal Pedro I para  auxiliar no tratamento de pacientes com a Covid-19. A entrega foi feita pelo presidente da fundação e da Oftamoclínica, o médico oftalmologista Saulo Freire , ao diretor técnico do hospital, médico Tito Lívio, e a diretora administrativa Natlhália Sudério.

O oxímetro é um aparelho utilizado para medir a quantidade de oxigênio presente no sangue de uma pessoa. O equipamento é um grande aliado para detectar casos da Covid-19, antecipando que o quadro do paciente fique mais grave. Um dos sintomas do coronavírus, considerado um dos mais graves, é a insuficiência respiratória. O oxímetro pode detectar a alteração com antecedência, ou seja, antes do caso se agravar, por meio da medição de oxigênio e da saturação no sangue.

“Como profissional de saúde, tenho a missão de salvar vidas e também praticar a caridade na medicina. Esta doação é uma retribuição pela formação de médico que sou há 32 anos. Também é o reconhecimento aos entes públicos,  no caso , hospitais, maternidades, pronto socorros  que são centro de formação das nossas atividades e especialidades médicas, desde os estudantes internos até a residência médica. Elas precisam ter um olhar mais prazeoroso , um olhar de agradecimento”, ressaltou Saulo Freire, acrescentando que a maioria dos residentes do Brasil tem formação nas áreas públicas.

Natural de Campina Grande, Saulo Freire teve sua formação profissional na cidade. Lembrou que quando estudante de Medicina acompanhou o oftalmologista Doutor Ventura nas intervenções cirúrgicas no Pedro I. Hoje, esta unidade é referência nacional no tratamento da Covid-19.

“Nada mais justo do que eu retribuir com ações sociais.  Um pedaço da minha vida eu dedico  ao social , através da Fundação de Olhos da Paraíba e a parte do SUS da Oftamoclínica. Ao longo dos anos, trabalhei para  melhorar os cuidados com atenção ocular  na prevenção e diminuição do  índice da cegueira . A gente trabalha ajudando a comunidade de Campina Grande e da Paraíba”, justificou Saulo, lembrando que a sua clínica  é referência. “Zeramos a fila da catarata e somos o segundo serviço de glaucoma habilitado no Brasil”.

Parceria

O diretor técnico do Pedro I, Tito Lívio, agradeceu a doação em nome da Prefeitura de Campina Grande, da unidade hospitalar, dos pacientes  e de toda a comunidade e destacou a parceria de Saulo com a área de saúde .

“Doutor Saulo Freire é uma parceiro antigo. Desde o ano passado,  ele nos auxilia. Já emprestou alguns aparelhos de eletrocardiograma no início da pandemia. Agora ele vem nos beneficiar e toda a população claro com mais 60 oxímetros . Este equipamento é de extrema importância para o exame do paciente com Covid  porque mede a saturação de oxigênio e a frequência  cardíaca . Isso nos dá um norte de como está a gravidade , como o tratamento está sendo efetivo ou não . Então os 60 oxímetros são um beneficio enorme para todos os pacientes”, sublinhou Tito Lívio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.