Onde está o dinheiro do empréstimo? Esta semana, 4 de abril, completa um ano que a Câmara Municipal de Campina Grande, deu aval para que o prefeito Bruno Cunha Lima (União) contrai-se um empréstimo milionário em nome da Prefeitura, junto a um banco internacional e ao Banco do Brasil.
Um empréstimo de R$ 52 milhões de dólares, com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fontplata) e o outro de R$ 40 milhões no Banco do Brasil.
As justificações para o endividamento da cidade, que deixou endividado até os campinenses que ainda não nasceram, tinha entre as promessas a revitalização do Açude Velho e a requalificação da Feira de Central. Um ano se passou e nada foi feito, a Feira Central continua sendo um monte de entulho em pleno centro da cidade e o Açude Velho um gigantesco esgoto a céu a aberto.
A época os vereadores que votaram contra, alegavam que o empréstimo serviria apenas para turbinar a campanha de reeleição do prefeito, e que o endividamento da cidade comprometeria não só a qualidade dos serviços públicos como até mesmo a folha de pagamento dos servidores.
Infelizmente os vereadores de oposição tinham razão, hoje os serviços que já não atendiam as expectativas da cidade têm piorado cada vez mais, como é caso da saúde que se tornou um caos, de igual forma a folha de pagamento dos servidores, em especial os da saúde.
Retrospectiva:
Confira à relação dos vereadores a época que votaram a favor do endividamento da cidade.
Aldo Cabral – não foi reeleito
Rui da Ceasa – não foi reeleito
Hilmar Falcão – não foi reeleito
Janduy Ferreira – não foi reeleito
Ivonete Ludgério – reeleita
Renan Maracajá – não foi reeleito
Luciano Breno – reeleito
Saulo Noronha – reeleito
Dona Fátima – não foi reeleita
Severino – Reeleito
Waldeny Santana – não foi reeleito
Dinho Papaléguas – reeleito
Saulo Germano – reeleito
Fabiana Gomes – reeleita
Alexandre Pereira – reeleito
Carol Gomes – reeleita
Confira a relação dos vereadores que à época disseram não ao endividamento da cidade.
Eva Gouveia – não foi reeleita
Jô Oliveira – reeleita (a mais votada da cidade)
Olímpio Oliveira – reeleito
Anderson Almeida-pila – reeleito
Pimentel Filho – reeleito
Rostand Paraíba – reeleito