No segundo dia do mutirão do programa Saúde de Verdade, a ação da Prefeitura de Campina Grande atendeu novamente mais de 700 pessoas. Com isso, o número de procedimentos realizados em dois dias passa dos 1.400. Nesta terça-feira, 12, foram 703 atendimentos, sendo 479 procedimentos entre consultas e exames de imagem e 224 exames laboratoriais. A previsão era realizar mais de 20 mil atendimentos em um mês, mas a nova estimativa é ultrapassar essa marca. O mutirão vai até o dia 7 de maio.
Para ter acesso aos procedimentos, a Secretaria de Saúde estabeleceu uma logística de marcação. A cada dia, são liberados agendamentos de exames para regiões diferentes da cidade, de acordo com a divisão dos distritos sanitários. O objetivo é fazer uma divisão equânime do atendimento, para receber os cidadãos com qualidade, a fim de evitar que haja procura de todas as pessoas que têm procedimentos pendentes, de uma só vez.
O objetivo é impulsionar a força-tarefa que já vem sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, para zerar a fila de procedimentos solicitados pelos cidadãos e que ainda não foram agendados, sobretudo, por causa da pandemia. Por isso, o fluxo de marcação para o atendimento no mutirão é através das Unidades Básicas de Saúde. Contudo, caso o usuário do SUS tenha uma requisição em mãos que não foi executada, pode procurar diretamente o ginásio O Meninão.
Estão sendo oferecidas consultas com cardiologista, cirurgião, neurologista, urologista, ginecologista, endocrinologista, mastologista, dermatologista, ortopedista, oftalmologista, gastro, anestesista e angiologista, além de médicos clínicos. Entre os exames, tem ultrassonografias, eletrocardiograma, raio-x, exame citológico, endoscopia, espirometria, exame de mapa e houter, exames laboratoriais de sangue e encaminhamento para outros exames como ressonâncias e tomografias.
Além disso, após o mutirão de exames e consultas, a partir das demandas que surgirem no mutirão, a Prefeitura de Campina Grande vai realizar também um mutirão de cirurgias, com mais de quatro mil procedimentos cirúrgicos.
O mutirão faz parte do programa Saúde de Verdade, que vai transformar a saúde pública municipal. O programa já está possibilitando o teleagendamento de consultas clínicas para parte da população. Em breve, todos os procedimentos serão informatizados e interligados ao sistema.
Cadastro
É importante que os cidadãos levem RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência ao se dirigirem ao Meninão, para poderem fazer o cadastro do programa Saúde de Verdade. Além disso, também tem outros serviços disponíveis como a vacinação contra covid-19 e contra Influenza, para os grupos do público-alvo dessas campanhas de imunização.