A Secretaria de Planejamento de Campina Grande (Seplan) foi representada pelo secretário da pasta, Felix Araújo Neto, na audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024, aconteceu nesta quarta-feira (24), na Câmara Municipal. Na ocasião, o secretário respondeu às demandas apresentadas pelos delegados do Orçamento Participativo (OP) e destacou os principais projetos desenvolvidos na Secretaria, ressaltando o empenho do prefeito Bruno Cunha Lima para solucionar demandas históricas.
Felix Neto falou sobre a importância da audiência pública para o desenvolvimento da cidade e adiantou que a Seplan está com a equipe pronta para a retomada da revisão do Plano Diretor após a divulgação dos dados do Censo 2022 do IBGE, como orientado pelo prefeito Bruno. Ele também abordou outras atividades importantes, como a organização dos conselhos municipais, a expectativa de novos investimentos em habitação na cidade e os projetos que estão avançando para execução, entre eles: a requalificação do Parque Evaldo Cruz; do Cine Capitólio e da Feira Central; e os projetos das avenidas Plínio Lemos, Brasília e Félix de Souza Araújo.
“Estamos trabalhando muito na elaboração de projetos e nos orgulhamos em dizer que temos projetos importantes e estruturantes, prontos para execução. Já entregamos alguns ao secretário Joab, da Secretaria de Obras, entre eles o do Parque Evaldo Cruz, que está em processo de licitação. Conseguimos concluir os projetos do Cine Capitólio, das avenidas Felix de Souza Araújo, Brasília e Plínio Lemos. Além de outro grande avanço para a nossa cidade, que é a requalificação da Feira Central, que ganhou um projeto arquitetônico e urbanístico impactante e bonito, e seguirá um cronograma de cinco etapas para sua total requalificação. Estamos em um momento muito feliz, pois os primeiros anos da gestão do prefeito Bruno foram de planejamento e organização e, agora, temos um cenário positivo e uma gestão que vai transformar esta cidade em um canteiro de obras”, declarou Felix Neto, durante a audiência.
A LDO 2024 está sendo discutida, durante toda esta semana, na Câmara Municipal, com a participação da população, dos delegados do Orçamento Participativo, de vereadores e dos representantes de cada secretaria e de cada órgão da Prefeitura de Campina Grande. Ainda nesta quarta-feira se apresentaram os secretários Renato Gadelha (Agricultura); Joab Machado (Obras); Carlos Dunga Júnior (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos); João Batista (diretor da Urbema) e Márcia Madalena, representando a Secretaria de Finanças.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem o objetivo de estabelecer normas e diretrizes para o fechamento da Lei Orçamentária Anual (LOA), compreendendo metas e prioridades administrativas; estrutura orçamentária; dívidas públicas e despesas com o pessoal de cada pasta da administração pública. Ela é elaborada anualmente, apontando as prioridades do governo para o próximo ano.