Percepção de melhora no país em relação ao ano anterior cai no NordesteCom mais de 4 mil vagas, concurso CAIXA 2024 abre inscriçõesFPM: municípios da Paraíba receberão, nesta quinta-feira (29), mais de R$ 106 milhõesSecretaria de Saúde vai realizar manutenção em aparelhos para retomar teste da orelhinha no ISEAProibição de usar banheiro de outro sexo nas escolas avança no SenadoEPIDEMIA: Paraíba registra terceira morte por dengue e chikungunhaLéa Toscano deixa PSDB“Manifestação em São Paulo foi a celebração da democracia e da liberdade”, senador Rogério MarinhoFederação Israelita registra aumento de 263% de denúncias de antissemitismo em escolas após ataques LulaMarço começa com mais uma edição do Tarifa Zero em Campina GrandeRede de Educação de Campina Grande inicia nesta quarta-feira aplicação do Sistema de Avaliação de AprendizagemCentro de Zoonoses amplia horário de atendimento para as consultas clínicas veterináriasPrefeitura de Campina Grande inaugura, nesta terça-feira, a nova Policlínica da Bela VistaNordeste: a ‘mina’ da energia solarLula III: Brasil registra 920 mil casos de dengue e 184 mortes, nos dois primeiros meses de 2024.Ato na Avenida Paulista, Bolsonaro reúne mais de um milhão de pessoas.Bolsonaro seria obrigado a comparecer em interrogatório? Veja o que dizem advogados criminalistasCasos de Covid-19 e mortes decorrentes da doença registram aumento no BrasilBNDES aprova R$ 88,5 milhões para expansão da internet de banda larga na PB e no RNPEC dá ao Congresso poder de sustar atos normativos do Judiciário

Cuidados paliativos: Qual o papel do cuidador no final da vida?

Cuidados paliativos: Qual o papel do cuidador no final da vida?

Os cuidados paliativos têm como foco a pessoa, seu principal objetivo é proporcionar qualidade de vida e bem-estar para esses pacientes, que não obtém respostas de seus tratamentos medicamentosos e se encontram em condições terminais. Para auxiliar todo esse processo, os cuidadores desempenham um papel vital, atuando com assistência, tratando e controlando sintomas para que os últimos dias de vida sejam harmoniosos. “O cuidador está centrado no conforto desse paciente, de modo que se viva melhor mesmo diante de uma doença incurável”, explica Denis Reis Silva, franqueado da Padrão Enfermagem e enfermeiro pós-graduado em Saúde da Pessoa Idosa e mestre em Gerontologia.

Cuidar de pacientes paliativos, vai além dos aspectos médicos, é uma tarefa que requer compaixão, empatia e dedicação. Entre as responsabilidades do cuidador estão a higiene, dieta, medicação, acompanhamento em consultas e/ou exames, entre outros.“O profissional oferece suporte emocional e social do paciente paliativo e de sua família, de modo que essas pessoas tenham mais tranquilidade e dignidade nesse momento”, enfatiza Denis.

Apesar de todo suporte que o cuidador oferece, existem desafios, como lidar com o paciente e os familiares, assim como habilidades com as limitações da sua atuação enquanto cuidador, e principalmente conviver diariamente com a morte iminente ao mesmo tempo que tenta manter um ambiente de serenidade e confortável ao paciente. “Na maioria das vezes, o profissional se torna a ligação entre pacientes e familiares, proporcionando um ambiente de compreensão e aceitação”, comenta o profissional.

O enfermeiro ressalta, que os cuidadores de pacientes paliativos desempenham uma função única, onde o foco é na pessoa e não na doença, controlando sintomas para que seus últimos dias sejam de qualidade e cercado de seus familiares. “Sua principal atuação, é a garantia de conforto e dignidade para aqueles que enfrentam o fim da vida”, finaliza.

Sobre a Padrão Enfermagem

Fundada em 2006, é uma rede responsável pelo agenciamento de profissionais para uma série de serviços primordiais aos pacientes, tais como: Acompanhamento hospitalar, Serviços de enfermagem, Cuidador de idosos e Cuidador infantil. Todos os profissionais estão preparados e habilitados para atender com segurança e qualidade a clientes em ambiente domiciliar, hospitalar e empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.