Na tarde da última sexta-feira, 26, o secretário municipal de Saúde de Campina Grande, o médico Gilney Porto, esteve na Câmara Municipal de Vereadores para participar de audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024, que debate o orçamento do Fundo Municipal de Saúde para o ano seguinte no âmbito da Lei Orçamentária Anual.
A sessão foi presidida pelo vereador Saulo Germano e secretariada pela vereadora Carol Gomes, ambos da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização Financeira e Controle. O secretário apresentou as ações realizadas pela gestão municipal e escutou os representantes de todas as áreas do Orçamento Participativo em Campina Grande.
Todos os que se inscreveram para fazer ponderações apresentaram pequenas solicitações de melhorias para seus bairros e fizeram questão de elogiar publicamente as ações desenvolvidas pela gestão na saúde pública. Absolutamente todos os que fizeram uso da palavra enalteceram as melhorias nas suas regiões e agradeceram pelo empenho da gestão na resolução dos desafios do SUS no município.
“Eu saio daqui hoje muito feliz com esse reconhecimento. Os debates da LDO são sempre espaços de muita cobrança por parte do Orçamento Participativo e hoje a audiência girou muito mais em torno dos avanços já alcançados. Muitas dessas conquistas foram possíveis também graças ao trabalho da Câmara e do Orçamento Participativo, que indicam os caminhos de maiores carências e necessidades da população”, frisou o secretário.
Os pronunciamentos dos representantes do O.P. versaram sobre as mais de 20 Unidades Básicas de Saúde reformadas; a implantação de UBS em bairros descobertos como Sandra Cavalcante, Portal Sudoeste e São José; a abertura de Policlínicas no lugar dos Centros de Saúde; a reativação do laboratório da Unidade Mista de Galante; a realização do Mutirão Saúde de Verdade; a implantação de serviços especializados como ortopedia e pediatria no Hospital Municipal Pedro I e atendimento vascular, endócrino e de cirurgias bariátricas no Hospital Municipal Dr. Edgley, além do atendimento odontológico na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h Dr. Raimundo Maia (Alto Branco).
Sobre o orçamento previsto para o exercício financeiro de 2024, a cifra deve ser superior a R$ 400 milhões para a Saúde. O secretário apresentou o projeto de construção do Hospital Materno Infantil, para suprir definitivamente os gargalos de atendimento no Hospital da Criança e do Adolescente e no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida. “Será uma das maiores obras em saúde pública da Paraíba”, pontuou o secretário.